Você já ouviu falar do blockchain? É cada vez mais comum ouvir que ele pode mudar o mercado financeiro e a forma de realizar transações. Hoje, vamos explicar o porquê disso. Antes de qualquer coisa, porém, é preciso saber do que se trata esse sistema.
Ao realizar qualquer transação financeira, é certo que você já percebeu a presença de um órgão ou ente centralizador. Imagine, agora, ter a possibilidade de fazê-lo sem a necessidade de supervisão ou regulação. É isso que o blockchain propõe.
Em suma, ele diz respeito a um sistema descentralizado, seguro e que permite autonomia aos envolvidos nos processos. Se você deseja entender mais sobre o assunto, não deixe de prosseguir com sua leitura!
Destaques do blockchain atualmente Há mais de dez anos e amplamente relacionado ao Bitcoin — a famosa moeda criptografada —, surgiu o blockchain. Não demorou para que o mercado de finanças percebesse que mais sistemas de pagamentos e moedas poderiam movimentar-se por meio de seu modelo de negócios, que vai além do tradicional. Com isso, muitos destaques podem ser atribuídos a ele na atualidade. Atuando como um sistema em blocos, ele armazena dados daqueles que realizam transações em diversos pontos ao longo da rede. Além disso, trabalha com contratos inteligentes. Isso significa que suas regras são seguidas em qualquer lugar do mundo. Finalmente, ele utiliza a criptografia para proteger as informações dos investidores. Todos esses benefícios são amplamente utilizados não só em processos de compliance, compensação e no mercado internacional. Eles são cada dia mais unidos a tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Assim, garante que haja acesso a:
agilidade;
segurança;
transparência;
autonomia;
descentralização e muito mais. Tais características são fundamentais para estimular a produtividade e a segurança de dados das empresas da atualidade. É por isso que processos de M&A, due dilligence, IPOs e Venture Capital costumam contar com o sistema em blocos.
Comments