Como um bom data room virtual pode ajudar na proteção da imagem corporativa?

6 minutos para ler

Você sabe como um bom data room virtual atua na proteção da imagem corporativa? Processos de due dilligence, M&A — Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições em português —, transações de venture capital ou private equity movem uma grande quantidade de dados, sendo fundamental prezar por segurança.

Proteger a imagem de uma corporação é parte essencial da sua construção e do desenvolvimento das empresas envolvidas nos processos citados. Por meio de ambientes seguros para averiguar e lidar com documentos importantes, esse se torna um processo muito mais simples.

Se você deseja entender como um data room virtual é importante para a imagem de uma corporação, em especial durante uma fusão e aquisição, continue lendo!

O que é a imagem corporativa?

A imagem de uma organização está diretamente relacionada à confiança que os consumidores têm em relação a ela. Além disso, ela é uma das principais maneiras de tornar claros para o público os objetivos e valores da empresa. Para que esses pontos sejam contemplados, é fundamental que haja segurança e proteção a ela.

Enquanto muitos acreditam que a imagem de uma companhia diz respeito apenas à forma como ela é vista, também estão inclusas as comunicações entre os membros da equipe e seu comportamento em relação à empresa. Em suma, sua parte interna também a compõe.

Esse é um dos principais motivos pelos quais é preciso prezar pela segurança dos dados e informações trocados nos processos feitos entre empresas e que não devem ser de conhecimento público. Entenda mais!

Qual a importância da proteção da imagem corporativa?

Vamos utilizar um processo de fusão e aquisição como exemplo. Levando em consideração sua delicadeza perante ambas as partes do negócio, caso o compartilhamento de informações não seja realizado de forma segura e algum tipo de informação acabe vazando, a imagem corporativa pode ser afetada durante e causar danos severos às duas empresas. Uma empresa com uma imagem ruim ocasiona:

  • perda de clientes;
  • diminuição da rentabilidade;
  • baixa confiança;
  • incompatibilidade com o mercado;
  • incapacidade de criar diferenciais e muito mais.

Para evitar tais problemas, diversas medidas podem ser tomadas — como a organização acerca da comunicação com os clientes, um bom posicionamento de mercado e boas práticas de segurança interna. Porém, em especial ao se tratar da realização de um M&A, mais alguns cuidados devem ser tomados. Confira.

Por que é necessário ficar atento a isso na hora de realizar um M&A?

Qualquer bom empreendedor sabe que a construção de uma boa imagem não é algo que se faz do dia para a noite. Esse pode ser um processo extremamente trabalhoso. Infelizmente, manchá-la é algo que pode ocorrer com velocidade contrária, ou seja, muito rapidamente.

Durante um processo de M&A, uma das formas mais simples de gerar danos à imagem da corporação é por meio da divulgação indevida de informações sigilosas. É por isso que o investimento em um data room virtual de qualidade é imprescindível. Confira, a seguir, os benefícios que ele pode trazer à empresa.

Segurança de dados

Ameaças cibernéticas e falhas internas de segurança têm gerado mais do que apenas a necessidade de prevenir fragilidades que deem acesso à empresa. Elas têm culminado em políticas rígidas e até mesmo em leis de proteção que norteiem as empresas, como a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.

Com o conhecimento acerca de um padrão cada vez mais alto a ser alcançado, as salas virtuais, ou data room virtual, passaram a garantir soluções que prezam pela privacidade de empresas e clientes, promovem segurança de dados e digital, minimizam brechas, auxiliam processo de M&A e impedem que dados sejam expostos a terceiros.

Proteção da propriedade intelectual

É relevante, também, falar sobre a proteção da propriedade intelectual das empresas, garantida pelo uso de um bom data room virtual. Afinal, ela é um dos pilares econômicos que movem a empresa e que permitem que novas soluções e tecnologias sejam desenvolvidas. Ao mesmo tempo, ela impede que o uso não autorizado da marca se torne real e que a inovação seja uma prioridade para sua relevância. Alguns exemplos de propriedade intelectual corporativa incluem:

  • obras;
  • logomarca;
  • linguagem visual;
  • ideias sobre novos e inovadores produtos;
  • patentes e muito mais.

De que outras formas um bom data room virtual pode ajudá-lo neste momento?

Além da proteção da imagem corporativa, da segurança de dados e da propriedade intelectual, há mais que um data room virtual pode fazer pela manutenção da integridade de um processo de fusão e aquisição. Veja.

Compartilhamento de arquivos

Durante um processo de M&A, é bastante comum, quase imperativo, que arquivos sejam compartilhados e analisados por ambas as partes. Afinal, são eles que garantem que haja afinidade e integração entre os valores e ideais das empresas. Uma vez que a grande maioria dessas informações são de caráter completamente confidencial, o data room virtual atua como um ambiente seguro e ágil para que o compartilhamento seja efetuado.

Projetos colaborativos

Projetos colaborativos são muito interessantes para o sucesso de fusões e aquisições. Exemplos como negócios transnacionais tendem a uma execução muito mais adequada se feitos por múltiplos membros da equipe de uma só vez, independentemente de seu fuso ou localização. Novamente, o uso de um data room virtual confiável pode tornar os processos muito mais simples.

Transações jurídicas e financeiras

Transações de caráter financeiro ou jurídico são especialmente importantes para um M&A. Nesse momento, é fundamental que haja organização e uma boa gestão dos documentos. Sendo assim, a necessidade de um data room virtual de qualidade e seguro se mostra essencial.

A Deallink é a melhor opção para quem busca uma plataforma completa, segura e que garanta todos os benefícios citados. Sendo uma pioneira no uso de dashboards descomplicados e rápidos, simplicidade, transparência e confiabilidade são garantias que auxiliam no aumento da competitividade de sua empresa em relação ao mercado e no sucesso de seus processos de fusão e aquisição.

Se você gostou de entender como a proteção da imagem corporativa pode ser realizada por meio de um bom data room virtual, não deixe de aliar as informações deste artigo com a importância de realizar um compartilhamento de arquivos 100% eficiente!

Posts relacionados