Você sabe como o vazamento de dados pode prejudicar as transações financeiras?

6 minutos para ler

Os dados são algumas das informações mais valiosas das empresas — bem como particulares. Táticas e métodos usados por criminosos cibernéticos se tornam cada vez mais sofisticados no que diz respeito a invasões e, por isso, é fundamental visar a segurança em relação ao vazamento de dados.

Além de multas de grande porte, conforme a LGPD prevê, a Lei Geral de Proteção de Dados, o vazamento de informações pode trazer outros problemas para as organizações, como de imagem, de impedimento no oferecimento de serviços e a necessidade de pagar para ter acesso, novamente, ao seu banco de dados.

Para entender mais sobre o tema, não deixe de acompanhar este artigo e se informar sobre métodos de segurança!

A importância da proteção de dados nas transações financeiras

Existem diversos exemplos de violação de dados que ocorreram em empresas de grande porte, como os casos do Facebook e do Quora. Porém nem todas as pessoas realmente compreendem a extensão dos danos que podem ser gerados por meio delas.

Isso se torna especialmente significativo ao falar sobre transações financeiras, como M&A — Mergers and Acquisitions ou, no português, fusões e aquisições, IPO’s (Initial Public Offering) e transações jurídicas. É fundamental garantir que haja proteção de dados nesses casos para evitar que os grandes prejuízos atrelados ao seu vazamento ocorram, como:

  • publicação de dados pessoais e confidenciais;
  • comprometimento de processos e ações;
  • exposição de contas bancárias;
  • vulnerabilidade das informações das empresas e seus consumidores;
  • danos de imagem e muito mais.

Estes são problemas, majoritariamente, relacionados às empresas, mas também afetam suas transações. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, eles não estão relacionados apenas aos vazamentos intencionais, uma vez que falhas internas também podem culminar em quebra de sigilo dos dados da organização.

Para melhor compreender os efeitos específicos — e que indicam a importância de investir na proteção de dados —, os pontos citados serão divididos em danos para empresas e para a transação em si.

Os impactos do vazamento de dados

Conhecidos os principais impactos do vazamento de dados e compreendida de que forma a proteção a eles se mostra fundamental, é chegada a hora de segmentar os impactos para empresas e para as transações — em especial as relacionadas a processos de fusões e aquisições.

Para as empresas

Um dos principais pontos danosos para as empresas diz respeito à legislação. Afinal, é função das organizações proteger os dados de seus consumidores, o que as coloca sob a mira de multas milionários caso haja sua divulgação. Em suma, a proteção de dados atua como forma de agregar valor a uma empresa, que perde sua credibilidade em casos de vazamento de informações, sendo afetada por todos os pontos previamente citados.

Para a transação

Os efeitos do vazamento de dados para transações de M&A são bastante expressivos, principalmente uma vez que mais e mais grupos especificamente voltados para ataques desse tipo se formam todos os dias. Uma pesquisa divulgou dados que comprovam, na prática, os impactos do vazamento de dados.

Ela indicou que, até 2022, 60% dos entrevistados colocarão a segurança do vazamento de dados como prioridade antes de realizar fusões e aquisições. Essa transação pode ser afetada por vazamentos que, conforme dito, não são apenas propositais e ocorrem em função de:

  • extravio de e-mails;
  • documentos fora de lugar e que podem ser lidos por pessoas não autorizadas;
  • uso de plataformas de compartilhamento de dados com baixo nível de segurança;
  • dados repassados para as pessoas erradas e muito mais.

Enganos como esses não são impossíveis de acontecer, mas devem ser evitados ao máximo a fim de impedir que a confiança do parceiro de negócios seja afetada e a fusão e aquisição deixe de tomar forma, trazendo malefícios para ambos os lados da negociação.

Dicas para evitar o vazamento de dados

Ao entender claramente quais são algumas das consequências do vazamento de dados em empresas e em suas transações, é chegada a hora de falar sobre proteção. Afinal, existem muitas formas de garantir a saúde dos dados de transações de M&A e empresariais e é fundamental conhecê-las. Confira!

Boas práticas de segurança de dados

Boas práticas de segurança de dados devem ser aplicadas constantemente nas organizações, durante processos de M&A e em demais transações financeiras e jurídicas e incluem as seguintes recomendações:

  • buscar por conflitos nas normas de segurança das empresas envolvidas no M&A.
  • avaliar o perfil das operações;
  • revisar a eficiência das ferramentas de segurança já existentes;
  • ter acesso a um bom Data Room Virtual como plataforma de compartilhamento de dados;
  • adaptar as políticas de segurança após as fusões e aquisições;
  • ficar atento às regulamentações, normas e legislações do setor.

Escolher um Data Room Virtual seguro

A escolha do Data Room Virtual envolvido no processo de M&A é um dos pontos mais importantes para quem busca evitar o vazamento de dados. Isso acontece uma vez que garantem-se diversos benefícios ao trocar os Data Room tradicionais e físicos pelo virtual — sendo fundamental prezar por qualidade nesse momento.

Um Data Room Virtual seguro permite que ambas as empresas envolvidas na transação tenham acesso a uma plataforma confiável para compartilhar suas informações sigilosas, além de garantir que haja transparência nos processos.

LGPD

Finalmente, para compreender profundamente mais sobre o vazamento de dados, seus impactos e as maneiras de garantir que ele não tome forma, é se atentando à LGPD. É fundamental aderir aos seus regulamentos e seguir suas orientações na hora de gerir informações.

A LGPD permite que as empresas criem políticas de privacidade mais robustas e transparentes, além de alinhadas com a lei. Suas normas valem para todo o Brasil. Não segui-las pode gerar até mesmo a suspensão do uso dos dados, além das já citadas multas, o que faz com que empresas de todos os portes, especialmente as que estão passando por processos de M&A, se foquem em conhecê-la e obedecê-la.

Se você gostou de entender quais são os impactos do vazamento de dados e como se proteger deles, é fundamental que você adicione às informações adquiridas neste artigo ainda mais dicas feitas para garantir o uso de um serviço de compartilhamento de arquivos e informações seguro e confiável. Veja!

Posts relacionados