Nos próximos anos, uma coisa será fundamental para garantir que as empresas se mantenham alinhadas às demandas de seus clientes e parceiros comerciais: ter uma cultura de trabalho remoto. Isso permitirá que companhias de vários setores sejam flexíveis e produtivas mesmo em momentos de crise. Afinal, não será necessário estar em um único lugar para entregar os resultados esperados por consumidores e empreendimentos parceiros.
Por isso, se a sua empresa não tem uma cultura de trabalho remoto, é fundamental começar a se preparar agora. Não há momento melhor do que o presente para iniciar a criação de um ambiente de trabalho mais flexível e ágil. No entanto, isso exige planejamento. Quer saber mais sobre o que é necessário fazer para ter um ambiente em que todos podem trabalhar remotamente? Então, confira este post. Boa leitura!
O que é cultura de trabalho remoto?
A cultura de trabalho remoto se dá quando a empresa cria um ambiente em que os seus profissionais podem executar as suas atividades fora do ambiente tradicional com segurança. Ela envolve um conjunto de ferramentas e processos de gestão. Juntos, eles garantem que a habilidade de trabalhar com alta performance seja possível em qualquer ambiente com acesso à web.
O que fazer para desenvolvê-la em sua empresa?
Para desenvolver uma sólida cultura de trabalho remoto, o gestor deve se atentar a alguns cuidados. Cada passo dá a segurança necessária para os profissionais atuarem remotamente sem medo ou riscos operacionais. Confira os principais a seguir!
Mapeie as atividades que podem ser feitas remotamente
O primeiro passo para implementar o trabalho remoto é entender o que pode ser feito fora do negócio. Apesar dos avanços tecnológicos, nem toda a cadeia operacional pode ser feita em home-office. Por isso, não deixe de começar levantando dados sobre a atuação da empresa.
Invista nas soluções de segurança de dados corretas A segurança digital é um dos maiores desafios do trabalho remoto. O empreendimento deve trabalhar com o time de TI para validar todos os pontos básicos que evitam riscos comuns. Isso inclui medidas como:
investimento em uma VPN;
adoção da autenticação de dois passos;
validação do hardware que será utilizado pelos colaboradores remotamente pelo time de segurança;
migração de informações para um ambiente de cloud computing;
treinamento das equipes.
Adote ferramentas que possibilitem o trabalho remoto A empresa deve ter uma infraestrutura de soluções digitais caso queira manter uma cultura de trabalho remoto. Elas devem ser pensadas conforme o perfil da companhia e das áreas que atuarão em regime de mobilidade. Por isso, aposte em soluções como:
o uso do cloud storage para armazenar e compartilhar dados;
ferramentas de videoconferência, VoIP e mensagens instantâneas para troca de mensagens, realização de reuniões e chamadas;
migração de aplicativos internos para ambientes de cloud computing.