Você sabe como fazer um IPO de sucesso? Muitas empresas buscam a oferta de ações na bolsa de valores como uma forma de crescerem e buscarem maior reconhecimento da marca. No entanto, esse processo deve ser feito com cuidado, afinal, a companhia se expõe a riscos caso algo de errado ocorra.
Para ajudar a fazer um IPO de qualidade, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como fazer a oferta inicial de ações do seu negócio sem riscos!
O que é o IPO?
Sigla para Initial Public Offering (ou Oferta Pública Inicial), o IPO é o primeiro processo de vendas de ações de uma empresa. A partir dele, o negócio se torna uma sociedade anônima. Assim, partes da sua estrutura societária poderão ser negociadas na bolsa de valores.
Uma vez que o IPO for executado, o negócio terá que lidar com uma série de obrigações legais. Elas são voltadas para dar mais transparência para os investimentos e facilitarem a análise do valor de mercado da companhia. Se tudo for feito corretamente, haverá ganhos de competitividade a médio e longo prazo que compensarão todos os esforços necessários para entrar na bolsa.
As vantagens do IPO
O IPO, como apontamos, traz uma série de ganhos para a empresa. Confira os principais a seguir!
Maior margem de lucro
A empresa que realiza a oferta de ações consegue maior competitividade. Afinal, a marca terá maior reconhecimento do seu público-alvo. Ou seja, com uma marca fortalecida, fechar vendas será muito mais fácil.
Ganho de capital para aumentar a oferta de produtos e serviços
Saber como fazer um IPO de sucesso é uma forma de aumentar o capital de giro do negócio. A empresa poderá alavancar recursos para a expansão do seu portfólio de produtos e serviços. Assim, alcançar novos públicos e conseguir elevar os indicadores de venda será muito mais fácil.
Possibilidade de atrair melhores profissionais
O reforço para a confiabilidade da marca que um bom IPO traz não afeta somente a capacidade de a empresa atingir novos clientes. Ele também reforça a visão positiva que profissionais de sucesso têm sobre a marca: a companhia terá um posicionamento mais robusto frente a concorrentes, permitindo que contratações tenham maior nível de sucesso.
Definindo o momento certo Saber o momento correto para começar a oferta pública de ações é tão importante quanto saber como fazer o IPO. Se o negócio escolhe uma hora inadequada, ele pode ter queda no valor de mercado. Isso prejudica a manutenção das receitas e a busca por novos investidores a médio e longo prazo. Existem, porém, alguns pontos que ajudam o gestor a validar a abertura de capital na bolsa de valores. Entre os mais importantes, nós podemos apontar:
o nível de maturidade da empresa, ou seja, a sua experiência na área;
o grau de satisfação dos clientes;
o alinhamento da companhia com as tendências e boas práticas de gestão do mercado;
a experiência com processos de compliance, governança e gestão de riscos;
a existência de sólidos processos de controle e gestão de fraudes. Esses fatores ajudam o gestor a validar a possibilidade de fazer um IPO de sucesso. Desse modo, a companhia evitará riscos desnecessários e conseguirá uma rápida valorização das suas ações. Ou seja, o retorno sobre o investimento nos passos necessários para executar o IPO serão muito maiores!