Os processos de fusão e aquisição — M&A (Mergers and Acquisitions) — demandam planejamento e um esforço global, das empresas-alvo e das licitantes, que após várias etapas de negociação, envio e análise documental, celebrarão um contrato que permitirá seu crescimento e a alteração de todo o contexto do seu mercado de atuação.
Nesses processos, a gestão de projetos é um modelo imprescindível para garantir o planejamento e o controle necessários ao sucesso da transação: inibe problemas e falhas que podem ser muito onerosas se chegarem a fins judiciais. Confira como a gestão de projetos pode impactar os processos de fusão e aquisição, como essas transações ocorrem e a importância do data room virtual nesse contexto.
Como funciona o processo de fusão e aquisição nas empresas?
Algumas etapas das transações de fusão e aquisição têm um certo nível de complexidade, como a análise documental em due dilligence. Alguns processos descritos a seguir podem não ocorrer, mas, em geral, uma transação de M&A compreende as fases descritas.
Planejamento e definição do valuation da empresa
Consiste em definir os primeiros requisitos para a efetivação do processo, especialmente o valor da empresa no mercado e os objetivos almejados pelos gestores com a transação. A etapa minimiza os riscos que interferem no sucesso do projeto.
Criação do teaser
Esse resumo executivo é enviado para possíveis compradores com o intuito de despertar o interesse pela transação. Compreende informações financeiras e previsões estatísticas, com cenários favoráveis de expansão da empresa no mercado caso o processo ocorra.
Solicitação da indicação de interesse — Indication of Interest (IOI)
O documento demonstra a inclinação da interessada pela efetivação da transação e consta o valor que a empresa está disposta a pagar por isso.
Assinatura do acordo de confidencialidade — Non-Disclosure Agreement (NDA) De posse da IOI, a empresa-alvo e suas interessadas assinam um acordo de confidencialidade, que garante os requisitos de segurança da informação durante todo o processo de negociação e efetivação de contratos. São protegidos:
dados estratégicos;
informações proprietárias para licitantes concorrentes de mercado;
contato de profissionais, clientes e fornecedores da empresa-alvo durante o processo e por um período predeterminado caso a transação não seja efetivada.