Entenda os tipos de fusões e aquisições de empresas

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Fusões e aquisições são palavras frequentemente mal interpretadas ou incompreendidas no mundo dos negócios. Embora ambas refiram-se à junção de duas empresas, existem diferenças fundamentais na aplicação desses termos.

Basicamente, uma fusão acontece quando duas organizações distintas combinam suas forças e minimizam fraquezas para gerar uma nova empresa, que reúne as características ou especificidades das duas, mas atua individualmente. Enquanto isso, uma aquisição refere-se à compra de uma entidade por outra e pode significar o desmembramento de sua estrutura.

Fusões e aquisições podem ser concluídas por vários motivos. Os mais comuns são para expandir o alcance de uma empresa ou ganhar participação de mercado, na tentativa de criar valor para seus acionistas. Conheça, agora, diferentes tipos de fusões e aquisições e como elas podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos!

Fusões vs. Aquisições: uma visão geral

A partir de uma ideia primária dos conceitos de fusão e aquisição, entenda um pouco mais sobre cada uma das transações envolvidas neles.

Fusões

Legalmente, uma fusão exige que duas corporações se consolidem em uma nova entidade com uma estrutura a parte de propriedade e gerenciamento (muitas vezes, formada pela alta cúpula das envolvidas). A distinção mais comum para diferenciar um acordo é se a compra é amigável (na maior parte uma fusão) ou hostil (sempre uma aquisição).

Não exigem investimento

Fusões não exigem investimento com a compra e venda de ações por meio de capital, mas diluem o poder individual de cada empresa. Muitas pessoas contestam se realmente a transação acontece de forma amistosa. Isso acontece principalmente porque, na prática, não é comum que duas empresas se beneficiem da combinação de forças de CEOs diferentes.

Uma sempre precisará concordar em abrir mão de sua autoridade para concretizar os planos da empresa. Além disso, durante o processo, as ações de ambas as empresas são entregues e novas ações são emitidas sob o nome da nova identidade comercial.

Aquisições

Uma nova empresa não surge, necessariamente, em uma aquisição. Em geral, a empresa menor é frequentemente inserida no contexto da maior, principalmente em relação ao capital intelectual, deixando de existir com seus ativos de forma individual.

Centralização da gestão da adquirente

Uma aquisição ocorre quando a adquirente assume todas as decisões de gestão operacional da empresa-alvo. São transações que requerem grandes quantias em dinheiro, mas o poder do comprador é sempre absoluto.

Terminologia preventiva

Para evitar uma conotação negativa no mercado (dizer que uma transação ocorreu de forma hostil, por exemplo), as empresas adquirentes referem-se a uma aquisição como uma fusão, mesmo quando claramente não é. Como as fusões são mais incomuns e as aquisições são vistas sob uma conotação (em termos) negativa, os processos se tornaram cada vez mais usados ​​em conjunto.

Mergers & Acquisitions

Pelos motivos acima citados, as reestruturações societárias atuais são chamadas de fusões e aquisições (Mergers & Acquisitions), e não simplesmente uma fusão ou aquisição. As diferenças práticas entre os dois termos estão sendo lentamente minimizadas pela nova definição de acordos de M&A.

Panorama das vantagens das fusões e aquisições

Anteriormente acessadas separadamente, analise uma lista geral de vantagens que podem ser obtidas pelas empresas que apostam em transações de fusão e aquisição:

  • avanço de crescimento estratégico;
  • as empresas envolvidas se tornam mais competitivas;
  • base de clientes expandida;
  • novos conhecimentos em relação a capital humano, trabalho e crescimento empresarial;
  • serviços e produtos com portfólios mais diversificados;
  • acesso a novos mercados;
  • acesso a novos dados relativos a público-alvo e o mercado em geral.

Nem todos esses benefícios podem ser obtidos por toda e qualquer empresa que faça uma fusão e aquisição. Para isso, é preciso que elas estejam envolvidas em um dos tipos de M&A que existem, o que dependerá dos produtos, serviços e do mercado no qual elas estão inseridas.

Tipos de fusões e aquisições de empresas

Ainda que existam diferentes tipos de fusões e aquisições, eles se diferem devido a pequenos aspectos. Eles podem ser, inclusive, muitas vezes imperceptíveis. Confira cada uma delas seguir e algumas de suas características.

Integração vertical

Refere-se a duas empresas que unem forças no mesmo setor, mas estão em diferentes pontos da cadeia de suprimentos. Elas se tornam mais integradas verticalmente, melhoram sua logística, consolidam a equipe e podem até mesmo otimizar formas de comercialização de seus produtos. Um varejista de roupas que compra uma empresa de fabricação de roupas seria um exemplo de uma fusão vertical.

Fornecedor como adquirente

No formato mais simplório da integração vertical é possível usar de exemplo um fornecedor que adquire um cliente. O objetivo dessa transação é combinar os processos para conquistar poder de barganha ou facilidade na aquisição de insumos e matérias-primas utilizados nos processos produtivos.

Redução de custos e riscos

Além da combinação de poderes, a integração vertical visa reduzir custos operacionais, taxas de ociosidade e demais perigos que poderiam surgir nessa relação e que, porventura, impactariam negativamente nos preços praticados no mercado.

Alinhamento de setores

Processos onerosos demandam conhecimento gerencial e experiência para serem minimizados. Com o know how de uma empresa já atuante há mais tempo, ou formada por profissionais mais capacitados, é possível reduzir esses gastos, especialmente relacionados ao setor humano, de tecnologia e de infraestrutura para garantir mais competitividade.

A redução de risco está relacionada ao controle do abastecimento e de algumas fases da cadeia de suprimentos, como o armazenamento e a distribuição, para que não haja problemas em demandas que comprometam o andamento dos processos e a credibilidade do negócio.

Proteção da propriedade intelectual empresarial

Outra vantagem da integração vertical é a proteção da propriedade industrial e intelectual da empresa, principalmente em setores inovadores e com alto grau de conhecimento agregado. Ao especificar exatamente o que precisam aos seus fornecedores, as empresas poderiam expor requisitos confidenciais a terceiros.

Gestão mais eficiente

O aspecto mais importante contemplado por esse tipo de fusão e aquisição é a possibilidade de uma gestão de qualidade mais eficiente, promovida pelo abastecimento interno e não externo.

Esse aspecto é muito importante para a diferenciação em mercados competitivos. Além disso, uma gestão de qualidade eficiente permite o aumento da confiabilidade da empresa no mercado, com oportunidades que podem ser decisivas para a ascensão ou declínio da marca na preferência de consumo dos clientes.

Individualização

Qualidade gera individualização. Essa personalização agrega valor aos produtos, pois aumenta a percepção de superioridade da marca vista pelos consumidores.

Isso acontece comumente em franquias cujas as empresas realizam a venda dos insumos e monitoram a qualidade de processos produtivos para proteger as características que geraram credibilidade para a marca, desde a fabricação do produto até a sua distribuição nos pontos de venda.

Integração horizontal

Diz respeito a duas empresas que se reúnem com produtos e serviços similares (grandes produtores de um item específico, por exemplo), sendo atuantes em um mesmo segmento e pelo mesmo objetivo.

Alcance expandido

Geralmente, ao se fundirem, os negócios das duas empresas expandem seu alcance, limitam a atuação de concorrentes, mas não estão essencialmente fazendo algo novo. Exemplos desse tipo de fusões e aquisições acontecem no varejo, como as transações efetivadas pelo Grupo Pão de Açúcar (Casas Bahia e Ponto Frio, por exemplo), e no setor venda de automóveis multimarcas.

Conglomerado

Esse termos se refere a duas empresas de diferentes setores que unem forças (ou uma assume a outra) para ampliar a gama de serviços e produtos ofertadas ao mercado.

Redução de custos

Essa abordagem pode ajudar a reduzir custos, pois combina atividades de back office e reduz os riscos da inserção de novos players, já que a nova empresa opera de forma abrangente, em vários setores.

Case exemplo

Um bom exemplo desse tipo de transação aconteceu recentemente entre a gigante varejista Magazine Luiza e a Netshoes. Enquanto a primeira tem como foco principal a venda de eletroeletrônicos — mesmo que em seu e-commerce o mix de produtos contemple diversos itens de outros departamentos —, a segunda atua no varejo de itens esportivos.

O objetivo do Magazine Luiza com a compra da totalidade das ações da Netshoes é aumentar sua atuação no mercado de vestuário e, juntamente à área em que já atua, se tornar o maior e-commerce do Brasil.

Esforço gerencial

Apesar de todas as possibilidades de crescimento com esse formato, conglomerados demandam um grande esforço gerencial, principalmente pela necessidade de familiaridade com os produtos e serviços que serão comercializados e com questões individuais do segmento em que a empresa-alvo atua.

Extensão de mercado

A extensão de mercado diz respeito a duas empresas que se fundem em função de produtos similares, mas que atuam em diferentes mercados. Ela visa o aumento da base de clientes e o acesso a novos mercados.

Fluxos de comércio

A extensão de mercado otimiza fluxos de comércio, uma vez que permite que mais pessoas invistam em produtos que antes atingiam, sozinhos, uma pequena parcela de seu mercado. Isso se dá por meio da união dos dois fluxos de mercados envolvidos na fusão.

Extensão de produto

Esse tipo de fusão une produtos que se relacionam uns com os outros e que operam nos mesmos mercados. Isso visa maiores lucros e acesso a novos consumidores, que contarão com uma única base de compras e aquisição.

Portfólio de produtos mais completo

A fusão entre produtos similares e que dividem o mesmo mercado compilam em apenas um local uma vasta quantidade de produtos, o que faz com que portfólio das empresas fundidas se torne mais completo e promova melhores resultados.

Posicionamento definitivo

Esse tipo de fusão também permite que as empresas que fundiram possam se posicionar de uma forma definitiva, unindo os ideais de ambas as organizações envolvidas no processo em apenas um. Isso traz maior credibilidade à empresa e direciona de forma mais centrada seus esforços.

A fusão entre suas empresas afeta diretamente a forma como elas são percebidas no mercado, o que, por mais assustador que pareça, traz uma série de vantagens para elas. Dentre as principais, é possível citar o avanço estratégico de crescimento, maior competitividade, expansão da base de consumidores, diversificação do portfólio de produtos e serviços e muito mais.

Não é possível determinar qual é a transação mais vantajosa entre todos os tipos de fusões e aquisições existentes. Isso acontece porque a diferenciação acontece pelas especificidades de cada empresa em seu mercado de atuação. É preciso, portanto, considerar todos os aspectos da empresa-alvo para que o processo seja bem-sucedido e o contrato benéfico para todas as partes.

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