Saiba como um Data Room Virtual pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável

6 minutos para ler

Compreender de que forma as tecnologias sustentáveis têm solucionado problemas, otimizado processos e facilitado gestões pode alavancar o sucesso de diversas organizações. Em um momento em que a temática da sustentabilidade se torna cada vez mais presente, é muito importante que essas facilidades promovam soluções que não afetem o meio ambiente.

Sem elas, as instituições estariam anos-luz atrasadas em termos de modernização e teriam causado profundos impactos negativos na natureza. Ainda hoje, a falta de modernização pode afetar empresas de todos os tipos de forma negativa.

Ao ter em mãos as ferramentas certas, elas tornam-se capazes de unir ideais de desenvolvimento sustentável com avanços tecnológicos e garantir os melhores resultados! Saiba mais sobre o assunto e de que forma ele se relaciona com um Virtual Data Room!

Como funciona um Data Room Virtual?

O meio corporativo ganha, todos os anos, acesso a novas tecnologias ecológicas e econômicas. Painéis solares, cloud computing, softwares, Virtual Data Room… esses são apenas alguns exemplos de mudanças promovidas por essas tecnologias na organização de dados e geração de energia das empresas.

O Virtual Data Room — VDR — é um ambiente feito para o compartilhamento de informações e que favorece diversos eventos no universo de due dilligence, como processos internacionalizados, transações financeiras e jurídicas, IPOs e M&A (Mergers and Acquisitions — fusões e aquisições).

Ele se propõe a funcionar como uma sala de dados financeiramente viável em relação a modelos tradicionais, flexível, permitindo a adição de um alto volume de arquivos e oferecendo suporte para a resolução de problemas.

Qual a importância de um VDR para as empresas em fusões e aquisições?

O uso do Data Room Virtual para processos de M&A é fundamental. Afinal, ele permite que seja possível fazer upload, compartilhar e acessar documentos confidenciais e que norteiam o procedimento. Para que isso seja feito de forma eficiente, é preciso contar com extrema agilidade e segurança, que são mais duas promessas do Virtual Data Room.

A possibilidade de todo e qualquer processo de fusão e aquisição poder ser feito digitalmente possui um grande impacto positivo para o meio ambiente, estimulando empresas a instituir sistemas paperless e prezar por um fluxo de dados muito mais eficiente. Entenda de quais outras formas o VDR pode atuar diretamente em prol da sustentabilidade das empresas!

Como um Data Room Virtual ajuda na sustentabilidade de uma empresa?

Além de reduzir os gastos econômicos e de tempo com impressões, energia, manutenções, arquivamento e organização manual, o uso de um Data Room Virtual promove sustentabilidade empresarial em mais diversos pontos. Alguns exemplos serão dados abaixo.

Facilidade na troca de informações online

Por meio de um Virtual Data Room, a troca de informações online se torna muito mais simples. Ela é feita dentro de um único ambiente seguro, confidencial, flexível, ágil e de baixo custo, permitindo que as taxas de produtividade das empresas cresçam. Todas essas características reduzem esforços no espaço físico da organização e estimulam o desenvolvimento sustentável.

Evita a necessidade de deslocamento

A emissão de gases relacionados a combustíveis fósseis é um dos maiores pontos relacionados ao efeito estufa e demais impactos ambientais. Ao evitar a necessidade de se deslocar de um local ao outro para discutir os processos referentes às fusões e aquisições, suas más consequências são evitadas.

Redução de custos

A centralização das funções envolvidas em um M&A dentro de uma única sala de possibilita uma redução de custos drástica. Documentos para assinar, a contratação de profissionais de gestão documental, reuniões marcadas em diferentes pontos do país e altos gastos com segurança e transporte de dados são exemplos de custos físicos que, se não estivessem disponíveis em um único espaço, seriam extremamente caros para as instituições.

Por meio de um VDR, não somente esses gastos são evitados. Também é reduzida uma dedicação desnecessária que poderia ser direcionada para outros trâmites envolvidos em uma fusão e aquisição que pretende gerar os melhores frutos possíveis.

Uso eficiente de recursos

Empresas que prezam pelo desenvolvimento sustentável devem ser capazes de utilizar seus recursos de forma eficiente, maximizando suas funções. O VDR permite que isso seja feito de forma otimizada, uma vez que, por meio dele, se torna possível controlar todas as operações internas de forma sistemática e centralizada.

O que é necessário para contratar um VDR confiável?

Escolher o Data Room ideal envolve uma série de fatores. É fundamental levá-los em conta para ter acesso aos muitos benefícios que ele promove e para, de fato, estimular a sustentabilidade das empresas de forma segura e produtiva. Um VDR confiável deve ter algumas características. Veja!

Intuitivo e fácil de usar

A opção escolhida deve permitir que as minúcias dos processos judiciais, de captação de recursos, estudos de viabilidade, IPOs, auditorias e muito mais sejam simples de executar e monitorar.

Funcionalidades personalizáveis

Também é primordial que o VDR em questão seja personalizável, agregando funcionalidades especiais que se adéquem a diferentes necessidades. Alguns exemplos disso incluem:

  • segurança;
  • velocidade;
  • suporte 24 horas por dia e de qualidade;
  • rapidez;
  • filtros de pesquisa;
  • uploads facilitados.

Agilidade

Os processos oferecidos aos clientes que buscam por um Data Room Virtual precisam ser ágeis o suficiente para que o gerenciamento das informações e a gestão dos documentos seja otimizada, bem como a comunicação entre as partes envolvidas nos processos de due dilligence.

Automação

Atividades burocráticas e repetitivas são custosas e tediosas. Um Virtual Data Room confiável deve permitir que recursos humanos, antes responsáveis por essa função, possam ser alocados para outros tipos de demandas e exigências, deixando tarefas fatigantes para as máquinas.

Em um momento de crise como o atual, a alocação de recursos eficiente é essencial para manter as empresas em pleno funcionamento. Ele deve permitir que processos burocráticos, como o M&A, por exemplo, se tornem mais simples e intuitivos de serem realizados. Além disso, ele deve proporcionar o máximo de segurança quanto possível e realmente facilitar a rotina de trabalho dos gestores.

Um Virtual Data Room de alta qualidade promove maior sustentabilidade e eficiência para os processos internos de empresas das mais diversas áreas. Ele centraliza informações e atende a demandas que geram improdutividade quando geridas por um Data Room físico e tradicional. E você, o que acha sobre essa facilidade? Comente sobre suas experiências com salas de dados virtuais e deixe-nos saber qual é sua opinião sobre elas!

Posts relacionados