Alinhar a equipe, delimitar objetivos e atingir metas são fatores que podem ser acordados e monitorados por meio de reuniões produtivas. Isso é dito uma vez que um dos requisitos para otimizar o sucesso de uma empresa é a boa gestão de tempo, que é impossibilitada por encontros desnecessários — sejam presenciais, sejam virtuais.
Conduzir bem suas reuniões, principalmente no cenário atual — em que elas precisam ser executadas on-line — é fundamental. Para isso, é preciso saber o que fazer para aprimorá-las. Neste artigo, serão abordados pontos que contribuem para a maximização de resultados da empresa, seus colaboradores, fornecedores e parceiros.
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Como fazer reuniões produtivas? Cada organização deve definir o que entende como produtividade. Afinal, enquanto para umas é fundamental efetuar entregas rápidas para clientes, outras prezam por tarefas executadas com calma e de forma a minimizar falhas. Um cenário de otimização voltado para fusões e aquisições agrega todos esses fatores:
qualidade;
agilidade;
maestria;
baixo nível de estresse entre os membros da equipe;
comunicação fluida e mais. Não é fácil para as empresas de M&A (Mergers and Acquisitions) contemplar a todos esses pontos de uma só vez. Porém, ao priorizar o aumento de reuniões produtivas, é possível chegar o mais perto possível de dominar grande parte deles. Para isso, algumas dicas foram separadas.
Prepare-se bem
Assim como em qualquer estágio de planejamento corporativo, preparar-se para uma reunião é fundamental. Quando for conversar com a equipe, certifique-se de ter todos os pontos a serem abordados em mãos e classificá-los por prioridade. Existem três maneiras de fazer isso.
A primeira diz respeito a abordar assuntos por ordem de calendário. Isso significa que as tarefas com entrega urgente serão discutidas primeiro. Já a segunda envolve conversar sobre o que é mais importante inicialmente e deixar os pontos mais simples para o final da reunião, independentemente de datas. Finalmente, pode-se falar sobre o que tende a gerar mais discussão primeiro e deixar as orientações pontuais para o fim da reunião.
Seja qual for sua escolha, deve haver organização em sua execução e fala. Conheça sua equipe, analise seus padrões de comportamento e opte pelo caminho que permita que ela compreenda por completo o que for abordado. Assim, a comunicação fluirá adequadamente e minimizará falhas.
Prefira trabalhar poucos assuntos
Evite sobrecarregar o time de colaboradores com dados e informações. Isso impede que eles consigam absorver o que é realmente necessário e atuar em seu maior potencial. É preferível efetuar um número maior de reuniões em um período menor do que passar todas as demandas de uma só vez em uma conversa longa, cansativa e pouco proveitosa.
A definição de produtividade para empresas é justamente essa: executar o máximo de tarefas com maestria no menor tempo possível. Tenha isso em mente quando falar com seus funcionários.
Seja coerente Engajar a equipe nas tarefas a serem executadas na empresa é imperativo. É isso que faz com que ela se sinta parte dos processos e compreenda a necessidade de prezar por qualidade. Para isso, é imprescindível ser coerente. Afinal, o time precisa entender:
a função de cada membro;
o motivo por trás da delegação de tarefas;
a urgência das entregas;
o propósito da realização das atividades;
a hierarquia em cada etapa;
o impacto que o processo trará para a empresa. Existem gerentes que delegam, por exemplo, a mesma tarefa para funcionários diferentes. Isso confunde a equipe como um todo e não agrega autoridade para você. Sendo assim, atue sempre de forma consistente e visando o melhor uso dos talentos da organização.
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