Serviço de compartilhamento de arquivos para M&A: veja como escolher o ideal para seu negócio
- Deallink
- 13 de dez. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2024
Com o valor que a informação ganhou nos últimos anos, um serviço de compartilhamento de arquivos seguro e confiável não é mais um luxo para empresas. É uma necessidade de sobrevivência no mercado.
Mas por que esse investimento se tornou tão importante? O que ele significa e como escolher o melhor para a sua empresa? Neste artigo, queremos resolver todas essas dúvidas para você. Acompanhe!
A importância de manter dados seguros
A transformação digital está colocando nos dados de uma empresa um peso gigante para o seu sucesso. Hoje, informações de negócio são usadas para aumentar a produtividade, elaborar melhores estratégias e compartilhar indicadores confiáveis e precisos entre empresas com eficiência.
Um exemplo disso está na área de M&A. Processos de fusão e aquisição exigem integração rápida e segura entre organizações diferentes, fornecendo dados confiáveis e completos sem por em risco a sua credibilidade.
E quanto maior o volume de informações manuseado durante esses processos, mais complexos eles se tornam. Por isso, o apoio tecnológico é fundamental para a segurança da informação. Uma solução integrada, automatizada e unificadora é a melhor saída para garantir eficiência mitigando riscos.
O que é um data room
O serviço de compartilhamento de dados, ou data room, é exatamente o tipo de plataforma que oferece as caraterísticas citadas no último tópico.
Não existe apenas um modelo de data room a ser contratado, mas em geral eles têm em suas características foco na arquitetura eficiente de dados e proteção — tanto no monitoramento de utilização quanto controle de acesso.
Os data rooms mais populares atualmente são aqueles baseados em cloud computing. A empresa provedora mantém os servidores e entrega recursos de armazenamento e gerenciamento de forma remota.
São oferecidos geralmente no modelo como serviço, em que o cliente paga uma assinatura flexível pelos recursos necessários e pode ajustar ou escalar essa oferta de acordo com a sua demanda.
O mais importante hoje em dia é que serviços de compartilhamento de arquivos que realmente empoderam negócios na transformação digital contam com uma visão de infraestrutura e plataforma. São soluções completas para coletar dados, integrar, analisar e gerar relatórios relevantes para gestores.
Esse tipo de capacidade apoiada pela tecnologia, hoje, é fundamental tanto para guiar o negócio como para encontrar oportunidades em outras empresas e mercados em cenários de M&A.
Tudo isso, claro, mantendo padrões altos de privacidade e proteção, que não só são vitais para a produtividade de uma empresa como se adaptam a novas regulamentações como GDPR e LGPD.
Como escolher um serviço de compartilhamento de arquivos
Agora que demonstramos a importância de data rooms, fica claro que a escolha pelo serviço mais adequado será fundamental no sucesso da sua estratégia de transformação digital.
Mas é bom entender que não existe o melhor serviço ou o melhor provedor. Essa decisão varia de negócio para negócio, dependendo de necessidades, objetivos, expectativas.
Por isso, a melhor forma de abordar sua pesquisa é buscar as características gerais que mais impactam em um bom serviço de compartilhamento de arquivos. Veja o que você deve considerar para escolher certo!
Segurança da informação Não há como começar essa busca sem ser pelo seu ponto primordial: a segurança de dados deve ser o foco da escolha de um serviço de compartilhamento de dados. Mas como mensurar a preocupação do provedor com a proteção? Isso geralmente fica claro nas ferramentas, funcionalidades e processos atrelados ao serviço. Um bom data room conta com soluções integradas de:
monitoramento de acesso e uso em tempo real do sistema;
log de modificações;
análise e relatórios de risco;
testes de vulnerabilidade;
backup automatizado;
processos de recuperação automatizados em caso de comprometimento.