top of page
  • Foto do escritorDeallink

Saiba o que vem impulsionando a onda de IPO’s no Brasil

Atualizado: 25 de abr.

O mercado de investimentos é muito diversificado e se renova a cada dia com o surgimento de novas oportunidades. Dentro disso você encontra o IPO, que vem ganhando forma no país. Mas você sabe o que significa e o que vem impulsionando a onda de IPO’s no Brasil?

Entenda mais sobre IPO e veja por que o país está com índices crescentes de IPO’s para que você tenha maior compreensão e saiba o que esperar do mercado de investimentos atual e futuro.


O que é IPO?

Para iniciar, IPO é uma sigla para Inicial Public Offering, que em português significa Oferta Pública Inicial. Esse conceito se aplica para empresas que estão abrindo o capital e iniciando a oferta de ações para investidores no mercado.

É comum que empresas abram seus capitais e ofertem ações na Bolsa de Valores quando elas estão estáveis e com crescimento, pois assim chamam a atenção de investidores e conseguem obter fundos para atividades que desejam realizar sem que precisem de financiamentos.


Além disso, empresas que já estavam com bom nível e desenvolvimento e estabilidade, mas ainda não haviam aberto capital por questões de segurança e conservadorismo, podem ter visto no cenário atual uma oportunidade para atingir novos patamares.


Isso porque, não basta que a empresa tenha bom nível de desenvolvimento e que esteja em alta para que sinta segurança e realize a abertura do capital. Muitas questões estão envolvidas nessa decisão, principalmente quando se fala de grandes empresas.


Saiba o que vem impulsionando a onda de IPO’s no Brasil

Após compreender o que significa IPO, você precisa saber que no Brasil está havendo uma onda de IPO’s, apesar de o cenário econômico geral não estar no melhor momento em comparação aos últimos anos, o que pode até mesmo ser uma surpresa para muitas pessoas.


Os motivos que estão impulsionando o crescimento das novas ofertas públicas iniciais são variados, e entre os principais é possível elencar o fato de que a taxa Selic está sofrendo redução.

A redução e manutenção da taxa Selic são os motivos principais pelos quais tantas empresas decidiram expor seus capitais e proporcionar oportunidade de acionistas se tornarem parte do quadro capital societária, dando origem a um conglomerado de empresas estreantes nos pregões da bolsa.


Ademais, com a redução da taxa Selic ocorre um crescimento no número de investidores de renda variável, o que afeta diretamente a compra e venda de ações. Isso porque, os riscos tendem a ser menores, abrindo espaço para investidores que até então estavam receosos.


Além disso, outro fator importante no impulsionamento de IPO’s é uma consequência da redução da taxa mencionada acima, que é o fato de estar havendo crescimento nos investimentos na bolsa de valores.


Isso porque, com maior demanda, mais empresas entendem ser benéfico abrir o capital e aproveitar o momento para adquirir liquidez nesse período. Ou seja, se existem mais investidores dispostos a investir e arriscar mais alto em investimentos do gênero, o momento é ideal para que mais ofertas surjam.


Dentre as ofertas há bastante diversidade de opções, o que também consegue impulsionar ainda mais esse mercado, pois há capitais sendo abertos em diferentes ramos empresariais.


Alguns exemplos são as empresas de redes de pet shops, redes de farmácias, mineração, rede de hospitais e setor atacadista. Como você pode observar nos exemplos mencionados, existe grande variedade na abertura de novas ofertas.


Dessa forma, enquanto existir esse impulsionamento é uma boa oportunidade para empresas que já estão bem fixadas e com bom rendimento passarem a ofertar ações. Nesses casos, pode ser o fator que estava sendo aguardado para realizar investimentos, inovações e traçar novas metas de desenvolvimento.


Ademais, outra questão que pode ter influência no surgimento de grande número de empresas na oferta pública de ações é a questão da redução da burocracia para permitir essa realização.


No entanto, é importante ressaltar que é fundamental ter cuidado no momento ofertar ações pela primeira vez, pois todo o processo envolve custos que devem estar previstos na avaliação da empresa para que, mesmo assim, valha a pena a abertura do capital.


Entre os custos principais estão os custos com publicidade, comissão de coordenação, colocação, auditores e advogados. Depois da abertura, para manter a competitividade na Bolsa de Valores, também há custos que devem ser computados.


Por isso, é sempre ideal que a empresa tenha um bom estudo prévio para garantir que é uma boa decisão, principalmente quando a onda de impulsionamento já existe há algum tempo.


Assim, é importante estar atento e observar uma possível variação da taxa Selic para entender quando o momento deixar de ser favorável ao surgimento de novas empresas no pregão.


Porém, no momento ainda há efervescência e diversas empresas estão obtendo grandes lucros que chegam à casa dos bilhões de reais.


Ademais, além de o momento ser propício para esse tipo de investimento e as empresas estarem encontrando maior capacidade de liquidez com a onda de IPO’s, também é interessante ressaltar que a liquidez não é o único benefício, apesar de ser o principal.


Quando uma empresa passa a figurar entre as os nomes no Pregão da Bolsa de Valores, automaticamente ela passa a receber maior publicidade. Sendo assim, para a visibilidade da empresa também pode ser algo de grande impacto, o que acaba sendo somado a todo restante e se torna mais um motivo para melhores resultados no custo das ações.


Considerações finais

Assim, através do presente artigo você pôde compreender um pouco mais a fundo a movimentação que está existindo na Bolsa de Valores em relação às empresas novas no oferecimento de ações.


Contrariando o cenário econômico geral, que não é dos melhores, o fator da diminuição da Taxa Selic foi decisivo e permitiu que uma porta se abrisse para diversos tipos de empresas novatas em termos de mercado envolvendo a bolsa.


Com isso, você consegue compreender os rumos que o mercado financeiro pode tomar, bem como obter maiores informações até mesmo para auxiliar na tomada de decisão de possíveis investimentos em renda variável para aproveitar o crescimento de IPO’s e apostar em um retorno positivo no setor.

E-books

CTA_01-1-250x300.png
bottom of page