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Quais são os impactos das fusões e aquisições nos funcionários?

Atualizado: 23 de abr.

Os impactos das fusões e aquisições nos funcionários nem sempre é o mesmo para todas as empresas. Contudo, ao analisarmos o cenário de maneira mais ampla, podemos notar que um comportamento de maior resistência pode ser notado com mais frequência.

Isso porque, em operações de M&A, muitas mudanças são necessárias até que as empresas sejam integradas. Isso leva tempo, exige grande esforço do seu pessoal, e pode acabar configurando uma situação mais estressante do que o desejado.

Porém, para as empresas, isso acaba sendo positivo, afinal, permite uma ampliação das suas atividades de maneira geral. Por esse motivo, é necessário haver um equilíbrio, onde o funcionário é valorizado para que os benefícios também possam ser aproveitados.

Enfim, para conhecer os impactos das fusões e aquisições em seus funcionários, não deixe de ler o artigo que preparamos a seguir!


O que as fusões e aquisições podem causar nos funcionários?


Os impactos das fusões e aquisições nos funcionários não tendem a ser dos mais positivos em um primeiro momento. Isso porque, muitos gestores acabam se concentrando muito no processo, e acabam esquecendo do ativo mais precioso de uma empresa: as pessoas.

Os colaboradores podem se sentir desmotivados e frágeis emocionalmente por conta do procedimento. O cenário de insegurança, por conta da situação totalmente nova, pode fazer com que muitos talentos deixem o seu negócio.

De maneira resumida, podemos dizer que os impactos das operações de M&A nos funcionários pode acarretar as seguintes consequências:

  1. Resistência às mudanças: pessoas em geral não gostam de mudanças, e em fusões e aquisições, isso acontece com as empresas envolvidas;

  2. Aumento de estresse: seus funcionários vão precisar lidar com novas pessoas e processos novos, e isso tende a ser uma situação estressante;

  3. Aumento de conflitos: o contato de pessoas novas pode acabar gerando um atrito que antes não existia, o que cria problemas para todos;

  4. Desmotivação: por estar inserido em um cenário competitivo, e totalmente diferente do anterior, a desmotivação pode acometer seu colaborador;

  5. Perda de lealdade: ao perceberem que mudanças estão acontecendo em sua empresa, os funcionários podem acabar debandando para outros negócios;

  6. Perda de talentos: seus principais talentos podem sair da empresa, para não terem que passar por um processo tão trabalhoso.

Como você pode ver, essa pode ser uma situação extremamente estressante para os seus funcionários. Todos esses fatores, em conjunto, podem ainda fazer com que a qualidade do serviço da sua empresa acabe sendo afetada, prejudicando o seu negócio.

E para evitar que isso cause insatisfação nos seus funcionários, o melhor a ser feito é conhecer estratégias para evitar esses problemas. Algumas práticas básicas fazem com que a sua equipe consiga lidar bem com todas essas mudanças.


Como posso evitar que os problemas acabem surgindo?


É possível adotar algumas estratégias básicas para garantir que os impactos negativos atinjam a sua empresa. Dessa maneira, o seu negócio é menos prejudicado com as fusões e aquisições, fazendo com que sua empresa consiga usufruir das vantagens.

De maneira geral, podemos dizer que os cuidados básicos para minimizar os impactos na sua empresa são os seguintes:

  1. Atenção ao funcionário: é preciso esclarecer mensagens, incentivar os funcionários e mostrar que o novo não vai ser nada negativo para os colaboradores;

  2. Melhore a comunicação: a falta de comunicação vai atrapalhar o sucesso da M&A, e por isso, essa questão deve funcionar da melhor forma possível;

  3. Alinhe culturas: é necessário fazer o alinhamento de cultura das empresas envolvidas, para que o funcionamento do empreendimento novo funcione normalmente;

  4. Retenção de talentos: crie planos de retenção, permitindo a progressão de carreira, para que os seus principais talentos não sejam perdidos;

  5. RH envolvido: é preciso ter o envolvimento da sua equipe de RH, que consiga trabalhar bem com o capital humano da sua empresa;

  6. Pense nos clientes: os líderes da equipe de venda precisam criar um plano de transição, para que o cliente não sinta os impactos negativos da operação na prestação do seu serviço.

Como você pode ver, as operações de fusões e aquisições, quando bem administradas, não contam com tantos impactos negativos. O ideal é que a sua equipe sempre procure administrar o seu pessoal, para que não se sintam desvalorizados.

Em um cenário onde parece que tudo é novo e descartável, mostrar para a sua equipe, que eles são valiosos para a empresa, é sempre positivo. Promover políticas de integração entre os times é algo que pode te ajudar a lidar melhor com essa situação.

Além disso, sempre busque a melhor forma de proteger o seu cliente, pois eles também são vitais para a sobrevivência do seu negócio. Por isso, valorize ambos, promova uma comunicação clara, e sempre mostre os benefícios de isso estar acontecendo.


Como o líder pode facilitar o processo de adaptação?


Como você viu, os impactos das fusões e aquisições nos funcionários não são dos mais positivos para boa parte do seu time. Porém, o líder da equipe pode fazer com que isso seja o mais prático possível, amenizando várias situações que podem ser estressantes.

O ideal aqui é valorizar a sua equipe, dando toda a atenção necessária para que o seu time consiga se desenvolver. É muito provável que o seu time tenha muitas perguntas e preocupações, e por isso, é interessante buscar responder a tudo sobre o tema.

Convoque reuniões e deixe que eles falem, para que você possa esclarecer todas as perguntas que rondam as fusões e aquisições. Com mais clareza de informações, a tendência é que a ideia seja aceita com mais facilidade e sem grande resistência.

Em todo caso, não ignore os sentimentos dos seus funcionários, pois todos eles são extremamente válidos. Abraçar a todos, e mostrar que a empresa está ali para ajudar os funcionários a passarem por isso, é uma boa forma de lidar com a situação.


Além disso, sempre que possível, mostre para os funcionários os prós de passar por um processo de adaptação do tipo. Dessa maneira, você vai conseguir lidar com todos e a resistência deve ser menor, afinal de contas, todos vão conseguir se aproveitar de determinadas vantagens.

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