Um dos principais objetivos quando se conta com uma estratégia de Marketing é o crescimento da empresa.
Afinal, é extremamente importante que essa empresa seja mais vista a fim de que os seus serviços e produtos chamem a atenção dos possíveis clientes.
No entanto, não é tão simples assim saber como tornar essa empresa mais conhecida: existem diferentes formas de crescimento e entender os benefícios de cada um ajuda na estratégia de Marketing a ser usada.
Neste material, nós criamos um comparativo que apresenta os pontos mais fortes de cada um desses crescimentos. Assim, você pode escolhê-los para a sua empresa com muito mais confiança.
Como funciona o crescimento orgânico e o crescimento M&A
O crescimento orgânico parte de uma estratégia de Marketing, ou seja, são conteúdos que uma empresa cria e que veicula a fim de que a atenção das pessoas seja captada.
Diferente do que acontece com os anúncios, o crescimento orgânico pauta-se em mostrar às pessoas o quanto os serviços e produtos daquela empresa são valiosos.
Normalmente, a estratégia usada para conseguir alcançar o tráfego orgânico é criar conteúdos que mostrem de maneira discreta a aplicação daquele serviço e produto e as suas vantagens.
Já o crescimento M&A é aquele que ocorre quando duas empresas se juntam. Normalmente, isso ocorre quando uma corporação compra a outra é a primeira, dessa forma, absorve mercado consumidor, cartela de clientes e os serviços e produtos que a empresa comprada oferecia.
Benefícios do crescimento orgânico
A seguir, quais são os benefícios mais interessantes de se adotar o crescimento orgânico para a sua empresa:
1. Melhora do relacionamento com os clientes
Quando se consegue o crescimento orgânico, significa que a empresa criou uma estratégia de Marketing que realmente a aproximou dos consumidores.
Normalmente, isso acontece por meio de uma campanha que se mostra mais humanizada, mais modernizada e que traz informações que agregam conhecimento ao público.
Isso faz com que os consumidores identifiquem essa empresa como uma autoridade, como uma instituição na qual se pode confiar e que conhece mesmo aquilo de que o cliente precisa.
2. Mais segurança nas finanças na empresa
O crescimento orgânico demanda sim investimento, sendo impossível dizer que não. Contudo, a forma orgânica de se ganhar mais consumidores é mais barata do que optar pelo tráfego pago, por exemplo.
Outro detalhe é que o crescimento orgânico também representa uma clientela mais sólida, o que significa, por sua vez, que a empresa tem uma entrada mais garantida em seu caixa.
Os resultados financeiros quando se aposta em crescimento orgânico são sempre bastante expressivos, inclusive para as empresas iniciantes.
3. Maior competitividade
Levando em conta que boa parte das empresas está valorizando a forma orgânica de crescer, é claro que usar essa estratégia de Marketing faz com que se alcance mais competitividade.
Isso é extremamente positivo porque faz com que os serviços e produtos da empresa disputem com os seus concorrentes em vez de estar “atrás" na visibilidade e até mesmo no conhecimento da parte dos clientes.
Ser competitivo significa que os serviços e produtos também são conhecidos e que estão disputando a escolha dos consumidores.
4. Marca mais forte
Sem dúvida, algo que as empresas desejam é que o mercado consumidor conheça mais a sua marca.
Qual empresa não colhe resultados quando o seu logotipo ou logomarca é facilmente reconhecido?
Quando os clientes sabem associá-la a algum serviço ou produto? Quando se usa crescimento orgânico, isso é ainda mais comum!
Afinal, essa forma de crescimento indica que o conteúdo da empresa chama a atenção dos clientes e isso é indispensável para que a marca, como um todo, seja reconhecida e fique mais forte.
Benefícios do M&A
Assim como o crescimento orgânico, é claro que a M&A também garante um retorno atraente para as empresas que a escolhem. Aqui estão alguns deles:
1. Economia de escopo
Isso significa que a produção fica mais barata por parte da empresa que a comprou, considerando que ela passa a ter produtos que funcionam como uma espécie de apoio, sendo possível reaproveitar até materiais, por exemplo.
2. Mais produtos, menos risco
Quando se oferece uma variação de serviços e de produtos, é mais fácil atingir o mercado consumidor e se proteger de prejuízos.
Afinal, mesmo que não se esteja tendo tanta procura por X serviço, há outros no portfólio que podem interessar e fazer uma compensação.
Portanto, o crescimento M&A é perfeito para a empresa que deseja reduzir as probabilidades de prejuízo.
3. Valorização
No meio comercial, diz-se que duas empresas, quando unidas, passam a ter um valor muito maior do que cada uma delas estaria funcionando sozinha.
Sendo assim, a empresa que foca em crescimento M&A acaba tendo uma valorização extrema e não é por acaso que a compra de empresas é uma prática tão comum.
4. Maior competitividade Uma vez que se tem uma quantidade maior de serviços e de produtos disponíveis, é claro que a empresa acaba atingindo um volume bem maior de clientes também. Sendo assim, ela passa a ser competitiva em ramos nos quais ela nem estava presente antes do crescimento M&A. Além disso, há diversas corporações que apenas entram em um mercado consumidor depois de adquirirem outras empresas, que atuavam nesses ramos previamente. Uma das vantagens é que a empresa compradora já entra no mercado consumidor com uma cartela de clientes ou ao menos com uma marca que é conhecida. É claro que tanto o crescimento orgânico quanto o M&A têm de ser muito bem planejados, considerando que eles precisam de investimento e que sempre têm os seus riscos. Por isso, é fundamental que as empresas avaliem, antes de apostar em uma estratégia de crescimento:
Mercado consumidor
Qual é a aceitação dos serviços produtos
Qual é o custo da estratégia de Marketing ou da compra da outra empresa
O quanto isso vai representar, em lucro, a longo prazo Esses detalhes permitem escolher mais seguramente o crescimento. Por fim, aproveite e entre em nosso site, e confira mais soluções que vão te ajudar!