A economia brasileira está dominada por processos de M&A? Nesse cenário, saber o que é Due Diligence é algo chave. Esse procedimento tem uma grande importância para auxiliar o negócio a identificar oportunidades e a avaliar a melhor hora de começar um investimento.
Com a Due Diligence, a empresa pode evitar riscos e dar mais segurança para as suas decisões. O número de dados disponíveis para os gestores será ampliado, tornando a decisão de executar projetos de fusão e aquisição mais robustos e confiáveis.
Se você quer saber mais sobre o que é Due Diligence e como ela pode te ajudar a prevenir prejuízos, continue a leitura do texto abaixo!
O que é Due Diligence O processo de Due Diligence é uma das primeiras etapas de projetos de fusão e aquisição. Nesse processo, o gestor fará um levantamento de dados capazes de identificar se há viabilidade financeira que justifique a operação. Desse modo, riscos podem ser evitados e a empresa conseguirá se manter competitiva sem comprometer o seu futuro. Na Due Diligence, os profissionais de gestão e analistas farão um levantamento de dados sobre todo o negócio. Isso envolverá a busca por dados de pontos da estrutura financeira e contábil da empresa como:
dados sobre dívidas ativas;
nível de endividamento de clientes;
informações sobre os ativos e passivos do negócio;
registros sobre o histórico de vendas da companhia;
informações sobre o perfil operacional do negócio (dados administrativos, trabalhistas, contábeis, tributários e previdenciários);
dados sobre os processos judiciais em curso. O Due Diligence não é executado apenas no momento em que o negócio pretende executar projetos de fusão e aquisição. Ela também pode ser executada para a abertura de capital (IPO), melhoria de práticas de governança corporativa ou reestruturação societária.
Comments