O número de operações de M&A tem crescido exponencialmente no Brasil. Em 2022, no primeiro semestre, foram 807 transações dessa natureza, contra 706 no mesmo período de 2021. No ano de 2019, ainda antes da pandemia, foram 390 Fusões e Aquisições.
A informação acima mostra uma tendência de aquecimento nesse mercado, o que posiciona as Fusões & Aquisições como uma possibilidade de renda extra que certamente deve ser considerada.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Torne-se um especialista em M&A e faça uma renda extra
Para que todas essas transações de Fusões e Aquisições possam acontecer, existe um ponto em comum: a necessidade de um gestor de M&A dando suporte às operações. É aqui que está a sua oportunidade de obter uma renda extra, trabalhando em um segmento que teve um crescimento expressivo, mesmo em um contexto no qual a economia geral não estava em seu melhor momento.
Todos os anos, a PageGroup, uma consultoria de referência mundial no recrutamento e seleção de profissionais, faz uma lista de tendências de contratação, ou seja, das carreiras que estarão em alta. Para 2023, o Gerente de Fusões e Aquisições já figurou na lista, com uma perspectiva salarial de R$ 15 mil a R$ 30 mil.
De acordo com a consultoria, o que justifica essa tendência é a grande probabilidade de aumento das movimentações de abertura de capital e a diminuição da instabilidade econômica. Se em 2021, por exemplo, quando o mundo ainda estava imerso na pandemia, a quantidade de operações aqui no Brasil já foi quase o dobro de 2019, no momento de retomada da normalização, as expectativas são ainda melhores.
Formação necessária
Normalmente, os gestores de M&A são formados em áreas como economia, administração e engenharia. Mas buscar cursos de extensão e especialização focados em fusões e aquisições é imprescindível para trabalhar nessa área.
Além disso, a maior parte das oportunidades de trabalho também exige fluência em um segundo idioma, especialmente o inglês. Portanto, para quem está pensando em atuar no segmento de M&A, aprimorar o inglês é um ponto essencial para se preparar para isso.
Busque entendimento sobre o mercado
Como em qualquer outro setor, quem consegue se sair bem e ter resultados financeiros satisfatórios são os profissionais que dominam a área. Quando falamos em M&A, estamos nos referindo a operações de alta complexidade, inúmeras variáveis e pessoas envolvidas.
É necessário coordenar aspectos financeiros, fiscais, culturais, institucionais e diversos outros com eficácia e segurança. Isso exige um rol extenso de conhecimentos, mesmo que você vá direcionar a sua atuação para um segmento mais específico, por exemplo, consultoria fiscal para M&A. Mesmo assim, o seu resultado depende do todo da operação, por isso, é necessário entendê-lo.
Também cabe ao gestor entender a viabilidade daquela transação para a empresa para a qual está trabalhando. E essa é uma tarefa de imensa responsabilidade. Você precisa saber quais são os critérios que agregam valor a uma operação de M&A, como identificar os riscos e colocá-los na balança com os benefícios para saber se vale a pena ou não.
Estando atento a tudo isso e sabendo como trabalhar em meio a esse cenário é que você poderá fazer do M&A uma fonte de renda extra.
Conheça as ferramentas disponíveis e necessárias
Atualmente, muitas ferramentas são utilizadas para facilitar as atividades inerentes ao M&A e torná-las mais eficientes. Especialmente ferramentas tecnológicas. Se você pretende obter uma renda extra, precisa conhecê-las para executar um trabalho eficaz:
- Data room virtual: é um espaço virtual de armazenamento e organização de documentos que permite a visualização e compartilhamento de informações. Mas tudo isso de forma muito segura, já que exige a configuração de login e senha de acesso. Além disso, podem ser configurados acessos diferentes para pessoas diferentes, de modo que cada uma possa visualizar somente aquilo que precisa, minimizando as chances de vazamento de dados. O virtual data room ainda possibilita a análise simultânea de documentos e acaba com as despesas de manutenção de um data room físico.
Project management tools: são planilhas ou softwares de gestão de projetos, focados principalmente no gerenciamento da alocação de recursos humanos e financeiros, para assegurar que sejam direcionados da melhor maneira possível.
Papeline management software: organiza e controla todas as etapas da operação de M&A.
Due Diligence: é uma metodologia de diligência prévia, que atua principalmente na identificação dos riscos e oportunidades envolvidos naquela transação, para que a tomada de decisão possa acontecer com base em informações e dados reais e tangíveis.
Como trabalhar como gestor de M&A?
No início deste artigo, você conferiu dados sobre esse mercado e sobre as expectativas de contratação. Porém, se a sua intenção é que o M&A seja uma fonte de renda extra, provavelmente a sua intenção não é buscar um emprego fixo nesta área.
Nesse caso, uma alternativa viável é trabalhar prestando consultoria aos empreendimentos que estão em processo de M&A ou pensando nele como uma possibilidade para o crescimento dos negócios.
Ao atuar como consultor, você pode prestar as suas consultorias nos horários livres e não terá vínculo empregatício com nenhuma empresa, podendo atender diversos clientes simultaneamente e sem qualquer tipo de conflito.
É possível, inclusive, que ao fazer isso, a renda extra que você vai começar a ganhar chegue a superar a sua remuneração “principal". Então, se desejar, você pode migrar integralmente para o setor de M&A, dedicando-se ao seu próprio negócio dentro dele.
De qualquer maneira, o trabalho com M&A exige um profundo conhecimento de mercado, portanto, você vai precisar se manter sempre atualizado em relação às tendências, acompanhando notícias de grandes empresas e, logicamente, atento aos altos e baixos da economia.
Se dominar os aspectos técnicos da operação e ainda estiver alinhado com as atualidades, as suas chances de alcançar o sucesso na busca de renda extra com M&A são bastante grandes. Aproveite o bom momento que esse mercado está vivenciando e prepare-se para se inserir e se destacar nele!