top of page
  • Foto do escritorDeallink

Entenda as diferenças entre Data Room VS. Nuvem de Armazenamento

Atualizado: 23 de abr.

Atualmente, com o uso da tecnologia integrada em todos os processos empresariais as informações são arquivadas no ambiente digital. Muitos empresários não compreendem ao certo a real importância dos locais de armazenamento das suas informações nos recursos digitais.

E é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Saiba quais são as diferenças entre um data Room e o armazenamento na nuvem.


Data Room

Um data Room é um local que armazena dados e informações importantes e confidenciais com ampla segurança e confiabilidade. É como uma sala de arquivo que tem a capacidade de guardar todos os documentos gerados por uma empresa, assim como todas as informações importantes para as operações comerciais de uma empresa.

Essas salas de arquivos online são utilizadas por instituições financeiras, escritórios de advocacia, de consultoria e contabilidade. Também são comuns em pequenas e grandes empresas que necessitam de um ambiente altamente seguro para manter a suas transações e operações seguras.


Principais características de um Data Room

O data Room como uma sala de dados virtuais altamente segura, não permite o acesso de usuários não autorizados. Isso significa que ela protege as suas informações impedindo que invasores tenham acesso a dados sigilosos.

Todos os documentos arquivados nesse ambiente somente podem ser acessados por usuários devidamente autorizados. Para garantir essa segurança e a confiabilidade dos serviços, o data Room utiliza os protocolos de criptografia.


Dentre as principais características desse sistema, definimos:

• que ele permite o controle de acesso de usuários em tempo real;

• fornece suporte ao usuário;

• apresenta uma configuração facilitada;

• não possui funcionalidades complexas.


Além de ser fácil de ser utilizado, o data Room possui procedimentos de autenticação multinível, impedindo o acesso de hackers aos seus documentos. Como todos os acessos são controlados, qualquer alteração realizada nas documentações do seu negócio são registradas. Ou seja, é possível conferir quem teve o acesso, quem realizou as alterações e quando essas alterações foram feitas.

Funções de um Data Room

A proposta de uma sala de dados virtual é a de permitir o armazenamento de documentos sigilosos e operações importantes de uma empresa garantindo o seu gerenciamento e compartilhamento com maior segurança.

Entre os meios de proteção com criptografia de dados como já mencionamos, o data Room conta com sistema antivírus, prevenção de roubo de contas e permite uma gestão de direito digitais.

A sala de dados virtual conta com ferramentas que permite filtrar documentos, suporta carregamento em massa de arquivos na rede, possibilidades de organizar os projetos em pasta, mantendo sempre protocolos avançados de segurança e confiabilidade.


Data Room como preferência no mundo corporativo

Os empresários estão aderindo a esse modo de arquivamento tanto pela questão da segurança, quanto pela capacidade de gerenciamento das ações realizadas em suas documentações. O data Room permite que cada usuário tenha um acesso restrito à sua função. Outro diferencial nesse modo de armazenamento é que o data Room oferece ferramentas de comunicação que permite que funcionários trabalhem e se comuniquem entre si.

E se é pra falar em vantagens, um dos grandes fatores considerados é que o acesso é instantâneo 24h em que o usuário pode acessar em qualquer lugar e dispositivo móvel, desde que esteja conectado a internet.


Armazenamento na Nuvem

O armazenamento na nuvem acontece por meio de um provedor conectado às redes de internet e que tem a capacidade de armazenar dados e informações trocadas nesse ambiente.

É um sistema ágil e que funciona em escala global e que permite o acesso de dados e informações de qualquer lugar e no momento que o usuário desejar.

Esse armazenamento na nuvem é disponibilizado por pacotes e os fornecedores dessa solução realizam o gerenciamento dessa capacidade, aplicando serviços complementares de proteção e gerenciamento de dados


Tipos de armazenamento na nuvem

Embora se considere o armazenamento na nuvem uma solução fornecida para manter dados e informações seguros e sem a necessidade de ocupar espaços físicos de uma empresa, existem diferentes tipos dessa solução. Assim, são 03 os tipos de armazenamento na nuvem, tais seguem:

Armazenamento de objetos: esses tipos de ambientes são muito utilizados para criar aplicativos e manter seguros sem perder sua escalabilidade.

Armazenamento de documentos: este tipo solução permite que os documentos sejam armazenados e acessados por meio de um armazenamento anexado à rede.

Armazenamento em blocos: utilizados para armazenamento de dados provenientes de aplicativo ou sistemas de ERP, muito utilizados por empresas, instituições financeiras etc.

Esse sistema de armazenamento permite que seja feito o backup e a recuperação dos dados, o que garante que todas as informações armazenadas são devidamente protegidas nesse ambiente. É um serviço de baixo custo e que permite a criação de um cofre de arquivos para manter todas as informações adequadas aos requisitos legais.


Diferenças entre data room e armazenamento na nuvem

Na hora de efetuar suas transações e operações comerciais muitas empresas ficam em dúvida de qual tipo de serviço é o melhor para as atividades de negócios. Será que é mais vantajoso o data Room ou o armazenamento na nuvem? Quais as diferenças principais?

Vamos começar pela organização. O armazenamento na nuvem é utilizado mais com um repositório de dados e informações. Já uma sala de dados virtual remete a um ambiente profissional em que as equipes podem trabalhar e se comunicar nesse espaço.

Em relação ao monitoramento, diferente do armazenamento na nuvem, o data Room permite um controle mais minucioso e completo sobre todas as ações desenvolvidas nos seus documentos e na manipulação de suas pastas.

Como foi possível perceber, o data Room é uma das soluções com maior facilidade de acesso e de controles para o monitoramento detalhado dos dados e informações importantes do seu negócio. Com essa ferramenta os riscos de invasão e sequestro de dados é minimizado devido aos protocolos de segurança que garantem não somente a integridade de todas as informações como também protege as propriedades intelectuais do negócio.


Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona uma sala de dados virtual, acesse o nosso site e conheça todas as funcionalidades de nossas soluções. Entre em contato e seja atendido por profissionais qualificados.

Comments


E-books

CTA_01-1-250x300.png
bottom of page