As M&As estão entre principais estratégias de crescimento utilizadas pelas empresas atualmente. No Brasil, no primeiro semestre de 2022, o volume de transações dessa natureza atingiu recorde e deve continuar em crescimento, segundo um levantamento da consultoria PwC divulgada pela Forbes.
Os números mostram que até o final do ano, as M&As podem movimentar cerca de US$ 4,7 trilhões. Os dados são a evidência de que as fusões e aquisições aceleram o processo de crescimento das empresas. A seguir, saiba como isso acontece.
Estratégia de crescimento inorgânico
O crescimento orgânico de uma empresa, isto é, aquele gerado pelos seus próprios negócios, nem sempre é suficiente para alcançar metas estabelecidas. Especialmente quando elas são mais arrojadas. É bastante natural que, em um determinado momento, as estratégias orgânicas atinjam um nível de estabilidade.
Logo, nesse cenário, para que o empreendimento continue expandindo os seus negócios, as estratégias de crescimento inorgânico tornam-se uma alternativa potencialmente viável. Ao adquirir ou unir-se a outras empresas, a tendência é de que a produtividade e os resultados alcançados sejam superiores àqueles que cada uma conquistaria em âmbito individual.
A vantagem mais imediata das ações de crescimento inorgânico é justamente a rapidez. Por meio dele, a companhia deixa de depender exclusivamente do seu ritmo natural de desenvolvimento e passa a contar com uma medida de intervenção mais focada em melhoria dos resultados.
Como as M&As viabilizam o crescimento das empresas?
Na prática, o crescimento das empresas aumenta com as estratégias de fusões e aquisições porque elas potencializam a geração de valor de inúmeras maneiras.
Aumento da participação no mercado
Quando uma empresa se funde a outra ou adquire outra, ela não está incorporando apenas produtos, serviços ou meios de produção. Ela conquista um novo target do mercado que, possivelmente, não conseguiria atingir somente com as suas operações ou levaria muito tempo para isso.
Assim, a base de clientes aumenta. Considerando uma fusão entre as empresas X e Y: a empresa X passa a ter influência sobre o público-alvo antes explorado somente pela Y. Nesse cenário, um indivíduo que era consumidor dos produtos do empreendimento Y, talvez, sequer conhecesse o X até então. Mas a partir dessa fusão, vai passar a conhecer.
Inclusive, as fusões e aquisições são muito utilizadas por empreendimentos que desejam chegar a regiões nas quais ainda não atuam. Muitas vezes, as M&As são financeiramente mais viáveis para isso do que abrir novas unidades e desenvolver todo um trabalho de reconhecimento de marca naquela localidade.
Aliás, esse é um dos fatores que precisam ser cuidadosamente avaliados em uma negociação de M&A: se o público atingido pela outra empresa é relevante para um aumento da participação no mercado.
Aumento direto da receita
As fusões e aquisições diversificam as fontes de receita da empresa, além de abrirem os caminhos para negociação com novos fornecedores e parceiros. Por meio desse processo, é possível conseguir condições mais atrativas.
Além disso, com as M&As, a tendência também é de que o empreendimento aumente e diversifique as suas praças de atendimento, fator que também contribui diretamente com o incremento da receita.
Aumento da competitividade da empresa
Ao somar forças com outra marca, uma empresa também se torna mais forte no embate de competitividade com seus concorrentes diretos e indiretos. Afinal, ela ganha novos elementos para se posicionar e se diferenciar dos outros players que competem dentro daquele mesmo segmento.
Outro ponto importante é que a empresa pode adquirir ou se fundir justamente a uma marca concorrente. Não são raros os casos em que, após identificar um concorrente significativo na disputa pela preferência do público-alvo, a empresa trace uma estratégia para se unir a esse empreendimento ao invés de competir com ele. Muitas vezes, essa é uma saída mais inteligente e eficiente.
Escalada do processo de produção
Outra razão que leva empresas a considerarem as M&As como estratégia de crescimento é a possibilidade de se unir a empreendimentos que tenham processos de produção com capacidade para atingir uma demanda maior.
Afinal, para que uma empresa aumente os seus negócios, na maior parte dos casos, ela precisa elevar a produção. Porém, isso repercute diretamente na geração de custos de matéria-prima, fabricação, armazenagem, mão de obra. Dependendo da situação, pode ser mais viável buscar uma ação de crescimento inorgânico junto a um empreendimento que já tenha uma capacidade produtiva mais elevada.
Ganho de ativos intangíveis
Com uma fusão ou aquisição, a empresa também ganha ativos intangíveis que são essenciais ao seu crescimento, especialmente pensando no longo prazo. A título de exemplo, podemos citar elementos como a inteligência de mercado, tecnologias, valor de marca, patentes…
Diversificação dos serviços ou produtos
Expandir o portfólio de produtos ou serviços é um dos caminhos para o crescimento de uma empresa. No entanto, assim como ocorre com o aumento da capacidade produtiva, isso implica em custos altos que o empreendimento nem sempre consegue absorver, pelo menos não no curto e médio prazo.
Além disso, dependendo da diversificação, ela também exige uma expertise que a empresa não tem. E ao tentar colocar um novo produto no mercado ou serviço com o qual não se tem know-how, as chances de cometer erros que comprometam a imagem da marca são bastante grandes.
Por tudo isso, as M&As também são uma maneira inteligente de diversificar produtos e serviços de forma mais sustentável.
No Brasil, as fusões e aquisições ainda não exploradas com tanta veemência se comparado ao mercado externo. Para se ter ideia, em 2021, tivemos um recorde de fusões e aquisições em 25 anos, com 1.963 operações realizadas.
O número ainda é baixo em comparação com o que acontece no cenário externo. Mas essa realidade tem mudado. Empresas de diferentes portes e segmentos estão percebendo o quanto as M&As podem ser vantajosas como forma de acelerar a sua estratégia de crescimento.
E para que esses processos ocorram de forma segura, é necessário contar com um bom data room para armazenar os dados envolvidos em uma dinâmica de fusão ou aquisição de maneira confiável.