Para debater sobre as tendências do mercado mundial de M&A, é necessário compreender a importância que esta atividade representa para as empresas, principalmente nas ocasiões em que as inovações estão em ascensão, proporcionando muitas vantagens a diversos nichos de atuação.
Dessa forma, os recursos proporcionados pelo M&A são percebidos como uma grande oportunidade para todas as organizações que almejam trabalhar com base na eficiência e na competitividade.
Para elaborar estratégias eficientes é essencial manter o foco. Por isso, as empresas que almejam chamar a atenção dos players internacionais devem estar atentas a todas as novidades de mercado.
É recomendado estudar todas as tendências, tendo em vista que esse setor continua ativo, mesmo após sofrer o impacto da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.
Se você quer conhecer as principais tendências do mercado mundial de M&A, acompanhe o nosso artigo até o final. Vale a pena conferir!
Compreendendo as tendências do mercado mundial de M&A
Para compreender as tendências do mercado mundial de M&A, é necessário debater uma questão muito importante que vem influenciando fortemente o setor econômico do planeta. Desse modo, o conceito de Low Touch Economy vem sendo um ponto de partida para tomada de diversas decisões empresariais.
Mas o que é isso? Você já ouviu essa expressão? O termo Low Touch Economy tem origem inglesa e sua tradução, de forma literal, significa “menos contato físico”.
O conceito objetiva explicar uma nova forma de interação social ao se tratar das atividades de compra e contratação de serviços.
Lentamente, os setores de delivery e e-commerce já estavam trabalhando esse processo de transição. O movimento lento ocorria em respeito aos consumidores que ainda faziam questão de se direcionar os estabelecimentos físicos para ter um contato direto com os produtos ou com os prestadores dos serviços.
Entretanto, a pandemia provocou a aceleração da transformação digital e, consequentemente, social. Por esse motivo, muitas empresas foram estimuladas a adotar essas transformações de forma veloz para não fecharem as portas.
Além disso, os consumidores também foram impulsionados a um novo modelo de comportamento, que proporcionou um disparo no processo de compras à distância.
É preciso ter em mente que essa transformação digital e social influenciou diretamente as tendências do mercado mundial de M&A.
Tendências do mercado mundial de M&A: conheça as principais
As tendências do mercado mundial de M&A são consideradas positivas. Alguns especialistas afirmam que será um ótimo período para as atividades de compra e venda de empresas.
Em determinados setores, algumas tendências permanecerão. Em outros, algumas novidades estão a caminho.
Ultimamente, os setores que receberam grandes destaques foram os de educação, saúde, TI e serviços empresariais.
A seguir, conheça as tendências de mercado mundial de M&A para algumas segmentações que devem caminhar em alta.
Setor de Tecnologia
O ramo da tecnologia é responsável por um grande volume de transações. Essa tendência deve seguir um movimento crescente.
Com base nisso, existem novos fundos de Venture Capital sendo construídos.
Também é possível perceber a presença de Private Equity tradicionais analisando fortemente o movimento do mercado com o objetivo de montar verticais proprietárias para investir no setor tecnológico.
Dessa forma, o M&A em tecnologia vem despertando muitos olhares, sendo percebido por muitas empresas como uma estratégia de crescimento consolidada e assertiva. Assim, algumas entidades se baseiam no conceito de Corporate Venture para estruturar ações inovadoras.
Outras organizações preferem adquirir empreendimentos objetivando estabelecer a melhoria dos procedimentos internos, descobrindo, assim, novas soluções referentes aos produtos ou serviços.
Devido ao expressivo crescimento desse setor tecnológico, separamos as cinco principais tendências de mercado mundial de M&A em relação às tecnologias. Veja!
Inteligência de dados: referente aos dados de business intelligence que constroem um imediato valor ao processo de tomada de decisões;
Cloud híbrida: sistemas equipados para organizar os ambientes mais complexos de TI
Utilização da inteligência artificial: o foco está nos dados que estimulam o funcionamento dos algoritmos;
Software IOT:procedimentos capazes de transformar em realidade o que antes era apenas uma promessa;
Controle de fluxo de pagamento: a criação de valor é possível mediante a captura das informações de transação offline e online.
Setor de Saúde
O setor de saúde também apresenta uma alta tendência de mercado mundial de M&A.
O lucro obtido por meio dos novos IPO’s e follow-ons vem proporcionando grandes possibilidades de crescimento para as organizações que trabalham nessa área.
Alguns especialistas indicam que cerca de R$ 15 bilhões devem ser destinados para aquisições promissoras por meio de planejamentos estratégicos.
O topo dos investimentos e crescimentos deve aquecer com mais força os seguintes segmentos:
Hospitais especializados;
Hospitais gerais;
Laboratórios farmacêuticos;
Laboratórios de diagnósticos;
Operadoras de saúde;
Redes de centros clínicos.
Setor de logística
Devido aos novos modelos de consumo, com base no Low Touch Economy, o setor de logística apresenta forte tendência de alta.
É possível perceber a logística de muitas empresas está passando por intensas transformações após a popularização do e-commerce e o crescimento dos aplicativos de entrega.
O processo de digitalização acelerou e novas modificações podem melhorar ainda mais o processo.
Um dos focos principais está nas transportadoras de nicho e nas logtechs especializadas nos transportes de última milha.
Setor de Telecomunicações
O mercado regional de provedores de internet deve se manter aquecido por algum tempo.
Após a chegada dos fundos de Private Equity, é provável que o setor realize investimentos em provedores menores que estarão localizados estrategicamente em algumas cidades.
A atenção está direcionada para o trabalho com provedores em fibra óptica que possuem mais de dez mil assinaturas, bem como no nível de informalidade reduzido e na licença para utilizar os postes regularizados.
Setor de Educação
O estímulo ao processo de consolidação do ensino superior abriu as portas para as tendências que indicam possíveis aquisições e fusões da educação básica.
De fato, esse setor ainda é muito fragmentado, apresentando pequenas escolas de abrangência municipal. Entretanto, há expectativas para que os grandes players desta segmentação cabeceiem um movimento de consolidação.
O objetivo é estabelecer um crescimento veloz, com base em um processo de profissionalização e eficiência.
A tendência de mercado aponta o foco principal nas modalidades de ensino fundamental e médio e, de preferência, nas turmas que contenham mais de mil alunos matriculados, com mensalidades maiores que R$ 1.000,00.