Processos de M&A (fusões e aquisições) são uma tendência atualmente, sendo considerados uma boa alternativa para que as companhias se mantenham dinâmicas e competitivas. Dentre eles, um dos mais comuns é a aquisição de empresa familiar, que ocorre por conta da natureza complexa desse tipo de negócio.
Para os profissionais do mercado financeiro, é importante conhecer os fatores relevantes acerca dessa estratégia e quais cuidados são importantes antes de começar.
Assim, é possível otimizar o processo e evitar gargalos que interferem no decorrer das atividades. Com isso, os objetivos são alcançados em menos tempo e a fusão/aquisição é bem-sucedida. Para aprender mais e dominar o assunto, confira as seções a seguir.
O que são Mergers and Acquisitions (M&A)?
O termo Mergers and Acquisitions (M&A), traduzido para fusões e aquisições, representa tipos de transações comuns entre empresas que envolvem contratos e acordos legais e mudanças profundas. São bem diferentes, no entanto, com particularidades especiais e aspectos específicos.
Fusão
A fusão consiste na união entre duas empresas para formar uma terceira organização independente. Ou seja, as duas companhias que formaram a nova entidade são descontinuadas, e os esforços se voltam para o novo projeto. Naturalmente, trata-se de uma estratégia de risco maior, que, por isso, deve ser feita com um planejamento e uma análise das motivações e expectativas.
Essa operação ocorre frequentemente com organizações do mesmo segmento que se unem para criar um negócio mais sólido e com maior presença dentro do nicho. Com a aglomeração das tecnologias, pessoas e conhecimentos, é possível alcançar novos resultados e explorar diferentes oportunidades. A forma de pagamento acontece com a permuta das ações das corporações.
Aquisição
Já a aquisição, por sua vez, é o processo de compra de uma empresa por outra, com o pagamento por meio de ações, títulos ou dinheiro mesmo.
Ou seja, diferentemente da fusão, nesse caso, a organização adquirente X continua existindo, mas a organização Y, que foi comprada, deixa de existir. A força, capacidade de gestão e todos os recursos de Y se tornam parte de X.
As aquisições geralmente não estão associadas com o nicho das companhias envolvidas, ou seja, pode acontecer entre marcas de segmentos distintos. Há um risco menor, se comparado com a outra operação, mas também necessita de um planejamento e trabalho de análise dos fatores relevantes.
Além do que citamos, existe outro fator que diferencia os dois: a fusão depende da vontade e da iniciativa conjunta de todas as partes envolvidas, ao passo que a aquisição comumente parte da proposta de um comprador.
O que considerar antes da aquisição de empresa familiar? Como mencionado na introdução, a aquisição de empresas familiares é um processo comum. Isso ocorre porque esse tipo de negócio enfrenta alguns desafios que não ocorrem em outras organizações, uma vez que envolve hierarquia familiar. Depois da morte dos gestores principais, por exemplo, a companhia geralmente passa a ser gerenciada por algum membro descendente da família. Esse membro pode não ter interesse na vida empresarial, assim, precisa achar alguém interessado para comprar a corporação. Mesmo que esse seja um dos principais motivos, não é o único: em alguns casos, a motivação inicial é a vontade de recuperar os negócios de uma grande crise. Existem alguns pontos a se considerar antes que uma empresa decida realizar uma aquisição de companhia familiar. São eles:
tempo de atuação da empresa no mercado;
posicionamento no mercado;
carteira de clientes;
capital humano;
cultura organizacional;
potenciais clientes. É importante avaliar esses fatores, a fim de propor algo que seja mercadologicamente relevante para a companhia-alvo. Também vale ficar atento ao fato de que muitas organizações familiares não apresentam conhecimento acerca de processos M&A, por isso, podem demonstrar dificuldade para se adequar. Além disso, muitas organizações familiares apresentam uma gestão menos profissionalizada, conflitos entre sócios, menos preparo e maturidade. Essas informações também devem ser consideradas.