Quando falamos da fusão ou aquisição de empresas, muitos são os termos que fazem parte desse processo. Alguns, como é o caso das aquisições bolt on e tuck in, são tratados como sinônimos. No entanto, profissionais do ramo devem estar atentos e sempre evitar esse tipo de erro.
Saber as diferenças entre esses conceitos é fundamental para, no momento do M&A, adotar a estratégia certa. Desse modo, você evita prejuízos e garante que as escolhas sempre serão capazes de atingir os objetivos esperados. Para ajudar a entender como esses tipos de aquisições funcionam, preparamos este post. Continue a leitura e saiba como os termos bolt on e tuck in se diferenciam!
O que são aquisições bolt on? Elas ocorrem quando uma empresa faz a aquisição de outra sem executar a união completa das suas operações. Isso pode, em alguns casos, permitir que as marcas se mantenham separadas (ainda que a sua estrutura financeira seja, de certo modo, integrada). De tal maneira, o negócio aproveita os conhecimentos e habilidades de outro sem executar uma absorção completa de suas atividades. Essa estratégia é utilizada por empresas que pretendem ampliar o seu escopo de serviços, mas optam por não acabar com uma marca que seja reconhecida pelo mercado. Em geral, a estratégia gera benefícios para ambos os envolvidos, pois:
permite ao negócio adquirido ampliar a sua escalabilidade e incorporar novos processos e recursos operacionais;
permite ao negócio que fez a aquisição ter um novo mercado de atuação, com recursos técnicos já solidificados e um bom número de clientes fidelizados. Um setor em que aquisições bolt on é muito comum é o alimentício. Uma empresa que trabalha com a fabricação de biscoitos, por exemplo, pode adquirir uma companhia focada em alimentos integrais sem terminar com a marca. Assim, ela vai entrar em um novo ramo sem ter que fazer todas as mudanças necessárias nas suas estratégias para que o consumidor a reconheça como um fornecedor confiável de alimentos tradicionais e integrais. Em outras palavras, ambas as marcas se manterão ativas no final do processo, aproveitando os seus pontos fortes para gerar mais vendas.
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