top of page
  • Foto do escritorDeallink

Afinal, a pandemia afetou às transações de M&A no Brasil?

Atualizado: 29 de abr.

Com os impactos sofridos por todos os setores da economia no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 trouxe uma onda de instabilidade para as transações de M&A no país.

Fazendo uma comparação entre 2019 e 2020, a pesquisa feita pela consultoria KPMG mostrou uma queda em 9,3% nessas transações e é bastante natural que haja alteração nas perspectivas de rentabilidade e no faturamento frente a essas operações em contexto pandêmico.

No entanto, o ano de 2021 já se mostrou mais confiante para as fusões e aquisições devido ao rápido processo de adaptação às novas demandas impostas pela crise sanitária.

Vamos avaliar como a pandemia afetou as transações M&A no Brasil e quais as expectativas futuras para essas transações.


Acompanhe conosco!


Entendendo o conceito de M&A


Chama-se M&A as Mergers and Acquisitions que significa Fusões e Aquisições (F&A) em português.

As Fusões ligam duas ou mais empresas com o intuito de fazer crescer e aumentar a competitividade do negócio no mercado e as Aquisições acontecem quando uma empresa investe em outra operação de sociedade, de maneira total ou parcial, sem ter a necessidade de criar uma nova empresa.

Atualmente, as transações de M&A têm sido usadas por empresas de pequeno, médio e grande porte visando à aceleração do seu crescimento.

Os benefícios dessas operações são muitos e, por isso, tem sido uma grande tendência de investimento. Com uma transação de M&A é possível ampliar as possibilidades de negócios, aumentar a eficiência e abranger mais recursos, além de economizar e captar novos clientes com processos cada vez mais otimizados e menores riscos.


Impactos da pandemia nas fusões e aquisições

Em se tratando dos investimentos estrangeiros houve uma queda considerável de 28,3% em 2020, sendo que as transações nacionais aumentaram em 1,6% de 2019 para o ano de 2020.

Por causa das novas necessidades tecnológicas impostas pela crise sanitária, as empresas de internet lideraram as transações em 2020, tendo uma alta de 7%.

Traçando um panorama dos estados, pode-se observar que São Paulo foi o estado que mais realizou fusões e aquisições no primeiro ano de pandemia no Brasil.

Todos os resultados da pesquisa podem ser vistos no site da KPMG.

Inicialmente, a pandemia propiciou a paralisação de muitas transações, além do adiamento e cancelamento de tantas outras.

O que passou a ser chamado de “novo normal” agregou conferências online e muitas empresas à venda com preços reduzidos e novas opções para os compradores.

Além do mais, muitos negócios fecharam e solicitaram a recuperação judicial e falência e foram despertadas diversas incertezas nesse setor de operações.

É vantajoso investir em transações M&A nesse momento?

Avaliando a realidade para realizar transações M&A, podemos perceber a valorização do dólar que torna o investimento ainda mais atrativo nas empresas brasileiras.

Também houve a aceleração da redução da taxa SELIC que estimula e torna a economia mais vantajosa.

Em meio aos diversos efeitos da pandemia, a tendência é que a competitividade seja reduzida no mercado. É claro que se faz necessária uma gestão eficaz para que as empresas obtenham sucesso nos seus investimentos.

É possível também aproveitar da resiliência dos diversos setores que favorecem o aumento de receita atualmente como: e-commerce, tecnologia, educação, logística, saúde e tantos outros. Outra abertura que deve ser desfrutada nesse momento é a receptividade das empresas que repensaram suas estratégias para se adequar às novas demandas.


O aumento progressivo das operações no contexto da pandemia


A pandemia fez cair a taxa de juros – 3% no primeiro trimestre da pandemia – e diversas empresas que necessitaram se abrir para o mercado, desejando continuar as atividades com a operação de fusão.

Houve também a desvalorização do real que chamou atenção dos investidores estrangeiros que começaram a se aproveitar as novas oportunidades de negócios no país.

Os setores que apresentaram maior aumento de operações societárias foram os de tecnologia, financeiro, segmento imobiliário que continuaram suas operações, buscando se adaptar ao “novo normal”.

Nas transações de fusões e aquisições também existem riscos e, por isso, é feito o processo de Due Dilligence, que é uma auditoria das atividades da companhia em todos os âmbitos para que haja um panorama claro acerca da realidade da empresa, antes de o comprador fazer uma proposta.

Observando a movimentação atual do mercado no Brasil, é possível vislumbrar boas perspectivas de crescimento para as fusões e aquisições que estão retomando de forma realmente progressiva.

Com a baixa de juros, os bancos mais receptivos e os menores preços, as oportunidades tendem a aumentar cada vez mais nos próximos meses.

Fusões e aquisições por região

Com base nos dados da consultoria PwC Brasil é possível ver a Região Sudeste com 65% das perspectivas de investimento nos negócios em 2020. Foram 679 transações realizadas ao longo do ano.

No caso de São Paulo, houve 50% das transações feitas em 2020 com 521 operações.

A região Sul vem atrás com 168 transações e a Região Nordeste com 9% das transações no ano passado.


Os principais setores de investimento são:

• TI

• Saúde

• Financeiro

• Serviços auxiliares

• Serviços públicos

• Educação

• Mineração

• Químico

• Logística

• Serviços Imobiliários


O ideal do setor de saúde cresceu, principalmente, nos atendimentos particulares, a partir dos avanços tecnológicos, estrutura compartilhada e verticalização.

E na área de TI, a segurança de informação está em alta e, pelo visto, tende a crescer cada vez mais mesmo no contexto pós-pandemia.

O mercado está em constante evolução e as novas demandas impostas pela pandemia apenas aceleraram ainda mais a digitalização dos processos. As vantagens de investir em transações M&A já existiam e agora só aumentaram. É preciso estar atento para aproveitar as oportunidades do momento!

Por fim, é preciso considerar as expectativas dos especialistas no assunto que indicam essas boas progressões, principalmente com a melhora no contexto de pandemia que já se pode presenciar após as campanhas de vacinação já existentes em todo o mundo.

Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando tudo sobre esse e outros assuntos de investimento em nosso blog!

Comentarios


E-books

CTA_01-1-250x300.png
bottom of page