Data Room vs Clouds: quais os benefícios do VDR em relação à nuvem?

6 minutos para ler

Data Room vs Clouds: essa batalha não é recente. Muitas pessoas não sabem qual opção escolher ao efetuar transações financeiras, como um processo de fusão. Dessa forma, é essencial entender um pouco sobre cada uma, em especial uma vez que ambas podem ser usadas para armazenar informações de maneira virtual.

O conceito de nuvem surgiu em 1960 como uma revolução em termos de armazenamento. Apesar de extremamente útil, seu uso é bastante generalizado. Uma vez que processos corporativos exigem um alto grau de confidencialidade, é interessante comparar as funções da tecnologia Cloud com as de um Data Room Virtual. Hoje, traremos essas informações para você.

Se você deseja fazer a escolha ideal para suas necessidades, confira a comparação Data Room vs Clouds que será feita neste artigo!

O que é e para que serve um Data Room Virtual?

Enquanto todo tipo de arquivo pode ser armazenado na nuvem, um Data Room Virtual é voltado para documentos sensíveis para as organizações. Transações financeiras de todos os tipos exigem altos graus de confidencialidade, muitas vezes incluindo dados imperativos para a proteção da imagem corporativa. Exemplos dessas transações incluem:

  • due dilligence;
  • M&A;
  • IPO;
  • valuation;
  • private equity;
  • venture capital etc.

Ainda que o uso do Data Room Virtual não seja exclusivo para evitar vazamento de dados, é certo que ele oferece mais segurança do que a nuvem. Afinal, não é incomum receber informações sobre a divulgação de informações confidenciais de celebridades na nuvem. Elas são, em geral, realizadas por hackers — que também podem promover ataques cibernéticos em empresas. Em suma, organizações que desejam colocar a proteção de dados em primeiro lugar devem contar com uma sala on-line.

Quais as vantagens do Data Room vs Clouds?

Além de segurança, mais vantagens podem ser atribuídas às salas de dados virtuais na comparação Data Room vs Clouds. Elas serão explicadas a seguir.

Maior organização

Enquanto a nuvem atua, majoritariamente, como um repositório, a sala de dados virtuais atua com maior profissionalismo. Ela permite que haja uma maior organização em relação à documentação inclusa nela. Isso possibilita, inicialmente, que as relações entre empresas contem com credibilidade. Em segundo lugar, se torna mais ágil encontrar a informação buscada. Finalmente, organizar arquivos facilita o trabalho do gestor de segurança.

Monitoramento minucioso

É fundamental conferir, de tempos em tempos, as alterações e usos do Data Room Virtual. Isso permite que ex-funcionários e usuários que não precisam mais de acesso sejam cortados. Por sua vez, reforça-se a cultura de segurança promovida pela sala de dados on-line. Por meio da escolha certa, torna-se mais simples executar essas tarefas e monitorar de forma minuciosa a plataforma.

Facilidade para processos de M&A

Processos de M&A, mergers and acquisitions, movimentam um grande volume de dados. Além de ser preciso otimizar essa movimentação, sua segurança é imperativa. Nas mãos erradas, as informações de uma organização — ou de seus clientes — podem prejudicar de forma ampla a companhia.

Enquanto é possível realizar a troca de informações entre empresas em processos de fusão e aquisição, não é recomendado. A nuvem está mais sensível ao ataque virtual do que as salas virtuais de dados. Afinal, um Data Room Virtual é projetado, em específico, para garantir total segurança, agilidade e eficiência para seus usuários.

Maior controle de acessos

Durante transações financeiras de qualquer tipo é preciso controlar os acessos ao Data Room Virtual. É isso que garante que o processo flua com o máximo de eficácia e proteção às propriedades intelectuais das corporações quanto for possível. Não é simples garantir esse controle por meio do uso do Cloud Computing. Por esse motivo, em trocas entre empresas, a sala de dados on-line é a escolha recomendada.

Como escolher um Data Room Virtual?

Ao falarmos sobre trocas de dados entre corporações, a sala on-line é mais recomendada do que a nuvem na batalha Data Room vs Clouds. Agora que você entende os motivos por trás disso, é essencial saber como a escolha do Data Room Virtual para suas necessidades deve ser feita. Para isso, separamos alguns fatores que devem ser levados em consideração.

Segurança

É simples perceber que a maior vantagem do Data Room Virtual em relação à nuvem é sua segurança. Por esse motivo, ao escolher a melhor sala de dados para si, é imprescindível priorizá-la. Analise por meio de recomendações, avaliações e a opinião de usuários o quão segura é a sala em questão. Confie apenas em serviços que garantam a você uma total eficiência em termos de proteção de informações!

Suporte local

Líderes empresariais conhecem a importância de um bom suporte local em seus negócios. Ele auxilia na resolução de dúvidas de clientes e elimina gargalos operacionais. Além disso, ele:

  • aumenta a fidelização de consumidores;
  • agiliza processos;
  • economiza recursos;
  • direciona questões para seus devidos setores;
  • aprimora a imagem corporativa e muito mais.

Não é possível contar com suporte especializado na nuvem. Porém, ele está presente em um Data Room Virtual. Ao escolher o seu, verifique a qualidade do suporte. É imperativo que ele ofereça qualidade e o acesso a uma resolução de problemas simples e pontual. Dessa maneira, cargos de confiança podem focar apenas a transação financeira a ser realizada — sem temer que erros a atrapalhem.

Velocidade

Um Data Room Virtual de qualidade deve contar com uma alta velocidade. “Upar” arquivos na nuvem pode ser um processo extremamente demorado. Uma vez que a função de uma sala on-line é, justamente, otimizar a troca de dados, é imprescindível que ela seja ágil ao fazê-lo. Você pode conferir a eficiência desse ponto antes mesmo de fazer sua escolha. Analise avaliações e veja o que outros usuários têm a dizer. Isso pode ajudar!

A escolha entre Data Room vs Clouds deve ser feita de acordo com as necessidades de cada usuário. Contudo, no que diz respeito às transações financeiras entre empresas, a sala de dados virtuais se mostra muito mais adequada. Ao ter em mente as informações acima, escolha a melhor para as demandas de sua organização e conheça a Deallink!

Se você gostou de conhecer as principais diferenças entre a nuvem e uma sala de dados virtuais, não deixe de entrar em contato conosco e conferir o que podemos oferecer a você em termos de segurança de informações. Conheça nosso Data Room Virtual!

Posts relacionados