Entenda o que é a criptografia de dados e por que utilizá-la

6 minutos para ler

A criptografia existe há muitos anos. Enquanto, no passado, ela visava a “embaralhar” mensagens que poderiam ser decodificadas apenas pelo destinatário desejado, hoje atua de maneira digital. Transações financeiras, em especial as M&A — fusões e aquisições —, precisam da chamada criptografia de dados. Mas você sabe o porquê disso?

Compreender como informações sigilosas e em movimento podem chegar de um local a outro sem serem interceptadas indevidamente é fundamental para proteger os empreendimentos. Porém, para entender isso na prática, é preciso saber quais são as consequências de não investir na cultura de segurança. Se você deseja descobrir mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!

O que é a criptografia de dados e como ela funciona?

De maneira simples, a criptografia de dados busca tornar uma mensagem ilegível a partir do momento que ela sai de seu remetente. Ela poderá ser lida somente quando chegar ao destinatário. Um exemplo disso é o WhatsApp, que utiliza a chamada criptografia de ponta a ponta. Com ela, nem mesmo o próprio aplicativo pode interferir e ler o conteúdo enviado.

TLS vs ponta a ponta

A tecnologia de ponta a ponta encripta a mensagem para qualquer um que não seja a pessoa desejada — até mesmo autoridades oficiais. Já a criptografia transport-layer security (TLS) protege mensagens por etapas. Utilizada na web, ela permite que as versões desencriptadas dos dados sejam armazenados e, assim, possam ser vistos por terceiros. Isso não significa, porém, que ela seja insegura.

Em termos práticos, dificilmente será acessada. Caso seja utilizado um servidor confiável, como os sites com cadeados e o prefixo HTTPS, serão extremamente raros os vazamentos. As autoridades, por sua vez, somente solicitarão acesso caso haja necessidade. Sabendo disso, é preciso analisar cada situação para escolher o tipo de criptografia mais adequado para você.

Segurança de dados

Ao falarmos sobre dados sensíveis ou confidenciais nas empresas, o uso de plataformas confiáveis em combinação com a criptografia deixa de ser uma necessidade e se torna uma obrigação. Afinal, informações que caem em mãos erradas podem prejudicar amplamente a imagem e o sucesso da organização. Vamos entender mais sobre isso.

Por que utilizar a criptografia de dados?

Conforme visto, a criptografia é uma das formas mais eficazes de proteção de informações digitais da atualidade. Seu uso é essencial para que não ocorra nenhum vazamento de dados. Ao falarmos sobre transações financeiras como as Mergers and Acquisitions, segurança é um ponto imprescindível. Por que mais é preciso utilizá-la? Veja na sequência.

Protege transações financeiras

Due Dilligence, Private Equity e Venture Capital são exemplos de transações fundamentais para processos corporativos. Elas contêm uma vasta gama de dados sigilosos que precisam ser trocados para que haja sucesso nas operações. Uma vez que protegê-los é fundamental, a criptografia atua de forma a segurar que somente os interessados tenham acesso a eles.

Evita o roubo de informações dos clientes

Ainda que as empresas se tornem cada vez mais atentas ao uso de dados de clientes — por meio de medidas como a LGPD —, roubos de informações ainda existem. Combatê-los é imperativo para prezar pela segurança e bem-estar de seus clientes. Por meio da encriptação, eles não poderão serem interceptados por pessoas mal-intencionadas.

Garante a integridade dos dados

Companhias que têm dados seguros e utilizam plataformas confiáveis, como um bom Data Room Virtual para transmiti-los, garantem integridade. Isso, por sua vez, culmina em estabilidade para gestores e líderes e o correto encaminhamento da equipe. Afinal, todos poderão executar suas funções com tranquilidade e focar, por exemplo, na minimização de falhas internas na gestão de informações.

Preserva a autenticidade das informações

Não é impossível que mensagens interceptadas sejam modificadas em seu conteúdo. Ao utilizar a criptografia de dados, a autenticidade da informação é garantida e a organização pode ter certeza de que a mensagem original não foi comprometida. No outro lado, a receptora poderá trabalhar com segurança e confiabilidade.

Torna o ambiente virtual mais seguro

Ainda que a segurança no ambiente virtual se torne cada vez maior, ela não é infalível. Hackers, autores de crimes cibernéticos e pessoas mal-intencionadas buscam por constantes brechas para captar dados. A criptografia minimiza essas ocorrências e promove trocas mais eficientes.

Ao aplicar todos os exemplos oferecidos a dados sigilosos, é possível compreender ainda mais a necessidade de uso da encriptação. Não se preocupar com os pontos descritos pode acarretar em diversos problemas — e eles serão explicados a seguir.

Quais são as consequências de não se preocupar com a segurança de dados?

A produtividade, o rendimento e a forma como seu negócio é visto são fatores diretamente ligados à segurança de dados. Entenda quais são as consequências de negligenciá-la.

Destrói a reputação da sua empresa

A imagem corporativa é uma das principais garantias de autoridade e credibilidade. Se comprometida, tanto processos voltados para B2B quanto para B2C podem ser lesados, o que afeta os resultados. Cuidar da reputação de seu negócio é primordial e pode ser feito por meio da criptografia de dados.

Resulta em problemas judiciais

Dados em mãos erradas causam mais do que comprometimento de informações sigilosas: eles podem culminar em problemas judiciais, visto que expõem seus clientes, outras empresas e sua equipe. Afinal, mesmo com consentimento, é direito de todos a garantia de sua privacidade.

Ocasiona prejuízos econômicos

São inúmeros os gastos que precisarão ser despendidos a fim de sanar problemas advindos do comprometimento de dados. Além dos citados, há multas exorbitantes que estão previstas na LGPD e até mesmo o fechamento do negócio.

Quando a criptografia deve ser utilizada?

Como foi dito, a criptografia de dados deve ser utilizada em união com servidores de confiança. Seja ela de ponta a ponta ou TLS, combiná-la com um Data Room Virtual de qualidade pode garantir que as mensagens referentes a transações financeiras sejam resguardadas ou compartilhadas com segurança. Com essas informações em mente, mantenha a integridade de sua empresa intacta.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter. Assim, sempre que novidades surgirem no blog da Deallink, você as receberá por e-mail!

Posts relacionados