Quando ocorre uma crise econômica, operações de M&A passam a estar presentes em todos os veículos de comunicação. Esse tipo de investimento é estruturado por empresas que pretendem ampliar a sua fatia de mercado, começar a operar em um novo setor ou ter mais facilidade para executar atividades diárias.

Por ser algo que envolve muitas pessoas e, em geral, grandes valores, as operações de M&A devem ser feitas com cuidado. Evitar erros e maximizar a capacidade de agir contra cenários de risco é algo básico.

Para te ajudar, preparamos este post com os principais problemas que ocorrem nas operações de M&A. Confira!

1. Falta de preparo e maturidade

A falta de maturidade e preparo são dois fatores que podem prejudicar qualquer operação de fusão e aquisição. Se o negócio não tem os recursos, a experiência e uma equipe capaz de executar a operação sem evitar erros, as chances de um prejuízo alto ser detectado serão altas.

Portanto, a equipe deve sempre avaliar se essa é a melhor escolha e como ela deverá ser estruturada para maximizar os lucros em médio e longo prazo.

Para isso, é preciso identificar o histórico recente das companhias envolvidas, a sua cultura operacional e o momento do mercado. Também é importante mensurar os prospectos para o futuro dos negócios envolvidos a partir de fatores como dívidas e metas comerciais.

Esses dados facilitam a avaliação do potencial que uma operação de fusão e aquisição pode ter. Será mais fácil identificar os custos para adaptar o negócio, quais serão os gastos com treinamentos e possíveis desafios. Dessa forma, os riscos serão menores e todas as decisões tomadas terão maior confiabilidade.

2. Erros ao acompanhar os resultados

Para garantir que os investimentos em operações de M&A sejam eficazes, é crucial identificar as receitas e os demais resultados obtidos com o investimento. As modificações que essas operações causam podem afetar profundamente a empresa e, portanto, o negócio deve estar preparado para avaliar se os objetivos foram alcançados e a companhia ainda deve realizar mudanças.

Sempre faça o uso de indicadores de desempenho e outros mecanismos para identificar quais são os resultados das suas operações de M&A. Isso facilitará avaliar quais escolhas deram certo, o que deve ser otimizado e o que replicar nas próximas empreitadas. Assim, os resultados sempre serão os melhores possíveis.

3. Problemas para unificar processos e tecnologias

Toda cadeia operacional é definida conforme o perfil operacional da companhia e as suas rotinas. De acordo com o modo como o negócio se posiciona, as suas rotinas e serviços, o gestor define ferramentas, softwares e uma infraestrutura operacional capaz de auxiliar os times a terem sempre a melhor performance possível.

Por isso, durante fusões e aquisições, é crucial ter um cuidado contínuo para que as infraestruturas sejam integradas da melhor forma possível. Após o processo, a empresa deve ter uma infraestrutura tecnológica que se comunique sem erros, problemas de compatibilidade e brechas de segurança.

Na infraestrutura de TI, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. Dados sobre a topologia da infraestrutura de rede, as regras de controle de segurança e privacidade, a versão dos softwares e os sistemas operacionais devem ser compartilhados entre todos os envolvidos. Isso permite que o time de tecnologia faça adaptações sempre que for pertinente, evite a criação de novas vulnerabilidades e consiga gerar mais desempenho para as aplicações assim que tudo for concluído.

A atenção também deverá passar pelos processos operacionais. Redundâncias precisam ser eliminadas e rotinas adaptadas para garantir que, mesmo que os times tenham que ser treinados, a empresa possa gerar mais qualidade aos seus produtos e serviços quando a operação de fusão ou aquisição for concluída. Portanto, reavalie todas as rotinas e busque maximizar a integração no novo ambiente de trabalho.

Powered by Rock Convert

4. Resistências a uma mudança na cultura interna

A cultura de empresas é algo que está profundamente conectado ao modo como profissionais preparam as suas rotinas. Os valores do negócio, as regras operacionais e mecanismos de cobrança moldam a cadeia operacional, evitam erros e maximizam a competitividade da companhia. Justamente por isso, os envolvidos em operações de M&A devem estar atentos para garantir que a mudança na cultura do negócio seja a mais prática possível.

Nesse momento, a comunicação é algo chave. As companhias precisam manter um contato contínuo com todas as áreas, divulgando metas, realizando feedbacks e mantendo todos alinhados com os mesmos objetivos.

Essa abordagem terá como resultado principal a redução das resistências à adaptação do negócio como um todo a uma nova cultura. Assim, será possível manter boas práticas e maximizar a competitividade dos serviços e produtos após a operação de M&A ser concluída.

5. Falhas para garantir a melhoria da produtividade

Durante as operações de M&A, as empresas continuarão funcionando. Afinal de contas, as receitas precisam ser mantidas e os compromissos comerciais firmados anteriormente cumpridos.

Mas, enquanto todos os ajustes são feitos, os profissionais podem ter dificuldades de adaptação, errar rotinas ou mesmo ter resistência a novas regras. Tudo isso, em conjunto, levará a perda de produtividade, algo que pode causar um grande prejuízo para a empresa.

Para contornar esse obstáculo, a companhia precisa planejar toda a sua operação de M&A. Cada detalhe deverá ser pensado a partir da análise do perfil dos times, as regras do mercado e os fluxos internos preestabelecidos.

Com tais dados em mãos, os gestores poderão identificar os meios necessários para unificar as operações sem que gargalos operacionais surjam. Ou seja, a adaptação será ágil, precisa e capaz de maximizar a performance dos times.

As operações de M&A fazem parte do dia a dia da economia. Companhias podem se unir ou serem adquiridas a qualquer momento, especialmente em cenários desafiadores.

Mas para que a sua fusão ou a sua aquisição dê certo, é fundamental ter um bom planejamento. Evitar erros, reduzir riscos e ter uma visão abrangente sobre todas as etapas das operações de M&A permite aos envolvidos ampliar as suas receitas e, assim, atingir melhores resultados após o fim da iniciativa. Portanto, sempre esteja atento e tome os cuidados necessários para atingir as suas metas.

Gostou da nossa lista de problemas a serem evitados? Então assine a nossa newsletter para receber conteúdos no futuro que permitam ao seu negócio ter alta lucratividade!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
LinkedIn
Instagram